quinta-feira, 19 de maio de 2022

Todos os dias um Autor Português: António Torrado

"Quarenta e dois mais vinte e um e outras histórias"
Texto de António Torrado e ilustrações de Maria João Lopes
Editado por ASA em 2020

Começa assim:

"A história que aqui vos deixo contou-ma o Zé Ricardo, mestre da boa pronúncia alentejana e professor sem cartilha, mas de muito entendimento e não pouca sabedoria em tudo o que toca a festas e romarias, versos ao despique, adivinhas enredadas e provérbios não menos, enfim, aquilo que nós, na cidade, não sabemos e ele - olha quem! - sabe e ressabe à maravilha.
Pois o amigo Zé Ricardo, num destes últimos fins de semana em que eu fui à terra, à minha e à dele, aliás mais dele que minha, chamou-me de parte e disse-me assim:
- Ouvi dizer que o amigo maquina umas histórias para arrumar nos livros... Isso deve estoirar-lhe o juízo, não?
Fonte: interior do livro

Ilustrações de Maria João Lopes 

Compilação de histórias da tradição popular portuguesa recontadas, para registo e memória futura, com o talento e a jovialidade ímpares de António Torrado.
Desta feita há, entre muitas aventuras e desventuras, dois soldados que, querendo enganar, foram enganados e um tal de Sabino que, tido por tolo, deu mostras de ser um espertalhão à maneira! É ler para crer!
Fonte: Contracapa do livro
 
Ilustrações de Maria João Lopes

O Autor: António Torrado

António Torrado (Lisboa, 21 de novembro de 1939 – Lisboa, 11 de junho de 2021) nasceu em Lisboa, mas com raízes familiares na Beira Baixa. Foi poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, por excelência um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. Foi jornalista, editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP

António Torrado

A sua bibliografia regista atualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, contemplada em 1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. Livros seus foram, em 1974 e 1996, incluídos na Lista de Honra do IBBY - Internacional Board on Books for Young People. Segundo o crítico e investigador José António Gomes, "Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil."
Fonte: Wook

Para aceder ao Catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário