Mostrar mensagens com a etiqueta Inverno. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Inverno. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Inverno

"O Inverno"
Adaptação e revisão para a edição portuguesa de Leonor Duarte
Ilustrações de Carme Solé com tradução de António Pescada
Editado pela Caminho em 1997.
 Começa assim:

"Cai a neve e cobre tudo.


De noite faz muito frio.

De dia saímos bem agasalhados
para ver a neve.


Fazemos uma bola de neve muito grande.

Da bola fazemos um boneco.
Brincamos a atirar bolas de neve.

Como nevou muito pode-se esquiar.

No Inverno o pai poda
as árvores.

A avozinha conta-nos histórias
junto à lareira.


O Natal é no Inverno.
Enfeitamos a árvore.


As ruas da aldeia enchem-se de luz." (...)

Para descobrires mais sobre o inverno requisita o livro que se encontra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

Boas leituras!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"O livro que nunca acaba" uma história de Álvaro Magalhães



“Esta é a história de uma velha mulher que estava em casa sozinha, sem nada para fazer. Os longos e frios dias de Inverno pareciam-lhe ainda mais frios e mais compridos. "Do que eu preciso é de um bom livro", pensou. E foi à vila mais próxima procurar uma livraria.
- Que livro deseja? - perguntou-lhe o livreiro com um estranho sorriso.
- Quero um livro que conte uma história... - respondeu a mulher.
(…) - Tenho a certeza que é este livro que a senhora deseja...
A mulher, embora achasse o livro demasiado sujo e gasto, resolveu levá-lo. Quando chegou a casa, sentou-se num cadeirão e começou a lê-lo: "Era uma vez uma menina ruiva, muito linda, que vivia numa pequena aldeia. O seu pai era sapateiro e a sua mãe bordava toalhas e lençóis de linho...". 
- Ah! Tal e qual eu, o meu pai e a minha mãe - disse a velha mulher. - Esta história é muito parecida com a minha.


Ilustração de António Modesto
E continuou a ler, entusiasmada. De coincidência em coincidência foi avançando rapidamente até perceber que aquele livro contava, passo a passo, a história da sua própria vida.
- Como é possível? - gritou ela, confusa e assustada.
Mas não resistiu à tentação e leu a página seguinte e a outra e depois mais outra ainda. Era como se estivesse a folhear o velho álbum das fotografias de família ou como quando alinhava, à noite, junto à lareira, as suas recordações.
Leu até à página onde estava escrito que ela fora comprar um livro e estava a lê-lo, sentada numa cadeira. Aí parou, mais assustada ainda, porque naquelas poucas páginas ainda por ler estava escrito o seu futuro.
Fechou o livro com força, levantou-se e foi à vila procurar o livreiro que lhe vendera tão estranho livro, mas não o encontrou. (…)”

n O homem que não queria sonhar um livro de Álvaro Magalhães editado pela ASA em 1988

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

O Inverno é o tempo já velho de Maria Isabel César Anjo

"O Inverno
é uma árvore triste
com ramos sem folhas.


(...) É o tempo
em que sabe bem
estar à lareira
a ouvir contos.


(...) É o tempo 
dos bonecos enormes
que os meninos fazem
com a neve
que cai muito fria
das nuvens.


O Inverno 
é o tempo das romãs
e das tangerinas
e dos dióspiros.


É o tempo 
das serpentinas e do carnaval.


(...) O Inverno
é o tempo das violetas
e das camélias." 


Um livro para ler e reler acompanhado de magníficas ilustrações...

Capa do livro "O Inverno é tempo já velho" de Maria Isabel César Anjo
e ilustrações de Maria Keil. Editado pela Sá da Costa em 1981 (2ª edição)

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

As estações de Alain Grée

Chega o Inverno: que acontece na natureza?


Um livro recomendável ao público infantil, recheado de imagens,
convidando o leitor para os temas da natureza.


Um livro de Alain Grée e Luís Camps
Editado pela Lello & Irmão, 1990
Coleção: A natureza em 101 questões

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil