Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial do Ambiente. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial do Ambiente. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Hoje é o Dia Mundial do Ambiente: sugestão de leitura

"A Ecologia passo a passo"
Texto de François Michel e ilustrações de Marc Boutavant
Editado pela Miosótis em 2005

"A ecologia estuda as relações entre os seres vivos - os humanos, os animais e as plantas - e os meios em que vivem. Ao longo dos últimos 150 anos, as actividades humanas, industriais e agrícolas transformaram mais o nosso ambiente do que todo o tempo decorrido desde a pré-história! E essas actividades consomem muito oxigénio do ar, água e energia e produzem uma quantidade enorme de resíduos que poluem o ar, a água e os solos. Este livro ensinar-te-á a compreender a ecologia para adquirires os bons reflexos. Porque a Terra está em perigo…"

Fonte: contracapa do livro


"E se falássemos de ecologia?
É uma palavra um pouco complicada que vem de duas palavras gregas: eco, que significa habitat, e logia, que significa ciência.
A ecologia estuda as relações entre os seres vivos - os seres humanos, as plantas, os animais - e os meios onde vivem, sejam eles naturais ou transformados.


Esta disciplina científica data da segunda metade do século XIX, época em que Charles Darwin fixa a sua teoria da evolução das espécies, enquanto outros naturalistas destacam a importância dos climas, dos solos e dos meios aquáticos nos seres vivos.

O ar e a água são os dois elementos naturais com os quais e nos quais se desenvolvem os seres vivos. E o ar e a água circulam no teu corpo, mas também nos solos, nos rios, na atmosfera, nas casas, nas fábricas, nos oceanos. Portanto, tudo está relacionado com tudo! 


Em ecologia, é muito importante conhecer e compreender os diferentes ciclos: ciclo da água, ciclo da alimentação (a cadeia alimentar), ciclo das estações, ciclo do carbono… e muitos outros. Se as actividades humanas modificarem os ciclos naturais de modo demasiadamente importante, isso perturba toda a vida no planeta."
Fonte: interior do livro (Pg. 8 e 9)

Ilustrações de Marc Boutavant
Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Ambiente

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Ambiente e para celebrar esta data propomos a leitura do livro “João Ar-Puro no País do Fumo” escrito por José Jorge Letria. Um livro editado pela ASA em 1985 com ilustrações de Paula Oliveira.


Começa assim:

João Ar-Puro era o melhor amigo das águas, dos pássaros, dos peixes e das árvores de fruto. Era amigo dos camponeses e dos animais domésticos. Todos gostavam dele por ser alegre, trabalhador e saudável.
Tinha ombros largos, bochechas rosadas e mãos grandes, generosas, sempre prontas a ajudar quem estivesse triste, desamparado ou aflito.
João Ar-Puro era filho da Brisa do Mar e do Vento do Norte. Com eles aprendera a respirar fundo o ar fresco que vem dos campos, cheirando a hortelã e a rosmaninho, a encher o peito com a aragem fria do mar, que sabe a sal, a maresia e a sonhos de viagens.
Havia rapazes e raparigas da sua idade que, escondidos atrás das cortinas baças das janelas, se riam dele por andar sempre a correr e a saltar, por colher fruta nos pomares, por acompanhar com os olhos o voo livre dos pássaros, a rota das estrelas e dos cometas. Chamavam-lhe sonhador (…).
João Ar-Puro nascera no País da Primavera, na Aldeia das Águas Azuis. Às cavalitas do pai ou ao colo da mãe conheceu terras distantes, outros povos e continentes, aprendeu os nomes das flores, das montanhas, dos rios e das cidades. Em todos os lugares por onde passou deixou amigos, como se semeasse plantas que duram a vida inteira.
(...) João Ar-Puro sabia que a Natureza andava preocupada, inquieta, que acordava por vezes sobressaltada a meio da noite.”
Fonte: Interior do livro


Para reflectir e partilhar com a família e amigos!

Livro disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil