Mostrar mensagens com a etiqueta Carnaval. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Carnaval. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 3 de março de 2014

O sonho do palhaço de Maria Alzira Cabral

"O sonho do palhaço"
Autoria de Maria Alzira Cabral com ilustrações de Isabel Quintino.
Editado pela Plátano Editora em 1988.







"A cortina está corrida. Ao longe ouvem-se aplausos, gargalhadas, música... sugerindo que um espectáculo está a decorrer.
Face ao público, diante da cortina, o camarim do palhaço pobre que um ténue foco de luz ilumina: uma mesa com um espelho rodeado de luzes de várias cores e uma cadeira sobre a qual se acumulam fatos e adereços vários.
O foco de luz vai aumentando de intensidade à medida que os sons do espectáculo se vão esbatendo. Apenas se ouvem por fim e cada vez mais distantes ruídos dispersos de pessoas que saem e uma ou outra voz isolada.
Vê-se, agora, distintamente, Campainha, o palhaço que, de costas para o público, está sentado diante do espelho.
O silencio é total. O palhaço levanta-se e caminha em direcção à cortina fechada. Escurece o camarim. A cortina abre sobre uma arena de circo fracamente iluminada. Espalhados na pista vários adereços entre os quais um canhão de circo e ainda papelinhos, serpentinas, cadeiras, bolas... Ao fundo e ao centro, a entrada dos artistas com um grande relógio de ponteiros luminosos que marca as nove horas. Campainha senta-se numa das cadeiras com a cabeça entre as mãos."

Fonte: interior do livro
Ilustrações de Isabel Quintino

E assim começa "O sonho do palhaço",
uma peça de teatro escrita por Maria Alzira Cabral.

Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

Boas leituras!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Brinca ao Carnaval sem sair do lugar!

Uma exposição que reúne livros recheados de fantasia e muita alegria! Baile de máscaras, disfarces, palhaços e ideias giras para o Carnaval.
Requisita livros e vive o Carnaval com as aventuras e histórias que temos para ti! 




LÊ, porque ler é divertido!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Exposições patentes na Sala Infantil e Juvenil

Durante o mês de fevereiro convidamos todos os interessados a visitar a exposição “A fantasia e a leitura” que reúne um conjunto de disfarces e livros associados, para descobrir, ler e reler!

Bruxas e feitiços, descobrimentos, cowboys e soldadinhos de chumbo!
O pasteleiro e o capuchinho vermelho... 
A primavera , os espantalhos e as borboletas...

O correio da amizade” 
Uma exposição que contempla histórias e livros sobre o amor, a fraternidade, a amizade e o companheirismo.

  

Um mês dedicado à ternura e ao mundo da amizade, em família e com os amigos!

Para visitar de segunda a sexta-feira entre as 9h e as 18.30h e aos sábados das 9.30h às 13h.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ideias divertidas para o Carnaval





Ideias disponíveis no livro “Delicia-te com disfarces” de Roser Piñol,
editado pela Caminho em 1993.


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

Visita a exposição sobre o Carnaval na Sala Infantil e inspira-te!!!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Carnaval do Sineiro um conto de Ricardo Alberty




“Naquela aldeia havia tudo o que há em todas as aldeias do mundo (…). Mas aquela aldeia era muito mais bonita do que todas as outras aldeias do mundo, porque tinham muito mais crianças, que nunca faltavam à escola nos dias de semana, nem à missa ao Domingo, que seguiam sempre os conselhos do padre e da professora, amavam os pais e os irmãos, eram amigas umas das outras, dos animais e das plantas, e por isso a aldeia era uma alegria durante todo a ano.
Mas quando a aldeia ficava mais alegre do que nunca era pelo Carnaval, porque ainda ele vinha longe e já as crianças andavam a sonhar com as festas e os trajes de máscara que iam vestir, e com as brincadeiras e partidas que haviam de fazer umas às outras.



Ora vivia nessa aldeia um rapazinho muito pobre chamado Aulânio, que ajudava à missa e tocava os sinos, pela Páscoa e pelo Natal, no dia de Todos os Santos e na Quarta-feira de Cinzas. E ainda lhe chegava o tempo para ir à escola e fazer recados, para ler os livros de histórias que os colegas lhe emprestavam e fazer flautas de cana para vender.
E por isso andava sempre cansado e cheio de sono, e quando chegava o Carnaval não ia a festa nenhuma (…) Mas naquele ano a festa ia ser em cheio (…).”

In Contos maravilhosos: clássicos da literatura infantil com versão portuguesa de Esther de Lemos
e ilustrações de Simone Baudoin (vol.1)

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O Carnaval está a chegar!

Uma aventura no Carnaval um livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
com ilustrações de Arlindo Fagundes. Editado pela Caminho em 1989 (5ª edição)

"Sara é gira, ruiva, bem disposta, óptima aluna e filha de um milionário.
Apaixona-se pelo Chico numa aula de Educação Física. Quando chega o Carnaval convidou-o a ele e ao resto do grupo para uma festa de máscaras. Todos aceitaram e estavam a divertir-se à grande quando tiveram a primeira surpresa: apareceu-lhes o Eduardo, com quem já tinham tido grandes aventuras em Lisboa. Pouco depois nova surpresa, essa bem desagradável: os homens mascarados de zorro não vieram para dançar mas para raptar alguém...” 



“ - Trago aqui convites para uma festa! – anunciou toda contente. – Querem vir?
-    Festa de Carnaval?
-    Aonde?
(…) Embora soubesse que ninguém a ouviria, ainda tentou pedir ajuda.
    – Socorro!
   Mas uma pancada na nuca fê-la perder os sentidos.
   Só bastante tempo depois recuperou a consciência. Primeiro abriu os olhos e não viu nada. Estava escuro como breu! Quis mexer-se mas o corpo não lhe obedecia. Enregelada até aos ossos, tinha os pés dormentes e uma dor de cabeça horrível.
    – Luísa! - chamou baixinho.
    – Hum…
   Ao seu lado, um vulto movia-se com evidente dificuldade. – Luísa! És tu? – Hã… sim… onde é que estamos?
    – Não sei.
   Tremendo como varas verdes, as gémeas aproximaram-se uma da outra de gatas. E só nessa altura se deram conta do cheiro esquisito e intenso que empestava o ar.
   - Cheira a estrume! Bá! Que enjoo!
   – Deitaram-nos num monte de palha!
   – Que diabo será isto? Um celeiro?
   – Parece-me mais uma vacaria!
    Um mugido veio confirmar o que Teresa dissera. « Mûû!»
   – Vês… - Schut! Cala-te! Vêm aí alguém.” 
Fonte: interior do livro
 Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil