Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial da Alimentação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial da Alimentação. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Onde meto o meu nariz?, um livro de Conceição Areias

"Onde meto o meu nariz?"
Texto de Conceição Areias e ilustrações de Catarina Cardoso
Editado pelos Livros Horizonte em 2003

Poema da Alimentação

"Para a gente ter saúde
E sentir-se equilibrada,
É necessário que mude
Uma ou outra coisa errada.

Falar de alimentação,
Que racional deve ser,
Quer dizer, ter atenção
Ao que vamos comer.

Quem só quer matar a fome,
Como que a barriga ilude!
Escolhendo o que se come,
Podemos ter mais saúde!

Na criança em crescimento,
Que é uma etapa especial,
Tem de ser o alimento
Coisa mais substancial.

Vamos então estudar
Uma dieta a preceito
E os meninos ensinar
A comerem com proveito.

De manhãzinha faz bem
Um copo de leite cheio,
E um pão com queijo também
Com manteiga pelo meio!

Como a manhã é comprida,
Lá para as dez, dez e meia,
Uma frutinha comida
É sempre uma boa ideia.

Nos almoços é comprida
Lá para as onze, onze e meia,
Uma frutinha comida
É sempre uma boa ideia.

Nos almoços carne e peixe,
Ou um ovo, tanto faz
E uma sopinha que deixe
A tripazinha capaz.

Lá pelas cinco da tarde,
Lanchar sempre leite e pão.
Não é comida que farte;
É ligeira a refeição.

Porque logo vem o jantar
E precisas de ter fominha;
Carne ou peixe e, a acompanhar
Arroz, batata ou massinha.

Não te esqueças das saladas
Ou dos legumes cozidos;
Com as suas cores variadas,
Fazem os pratos coloridos.

Água, beber amiúde,
E doces só quando há festa!
E para crescer com saúde,
Podendo, dorme uma sesta.

Assim serás grande e forte,
Alegre, são, bem disposto.
E ajudarás a sorte,
Vivendo sempre com gosto!"


In “Onde Meto o Meu Nariz




Ilustrações de Catarina Cardoso
Fonte: interior do livro
Ensinar as crianças a gostar de manter uma higiene e uma alimentação saudáveis torna-se uma tarefa fácil e aliciante com estas rimas, que os mais pequenos vão decorar ao mesmo tempo que se divertem.


Fonte: contracapa do livro


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com o corpo humano/saúde na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

"A que sabe esta história?" Um livro de Alice Vieira com receitas de Vítor Sobral

"A que sabe esta história?"
Um livro de Alice Vieira com receitas de Vítor Sobral
Ilustrações de Carla Nazareth.
Editado pela Oficina do Livro em 2007

"Sabias que o Lobo Mau queria comer a merenda do Capuchinho Vermelho?
E que a Branca de Neve convidou os seus amigos anões para abrirem um restaurante?

Pois é, em A Que Sabe Esta História, Alice Vieira reconta histórias de sempre com muito humor e ... sabor!        
Vitor Sobral dá uma receita por conto, para cozinhares com os teus pais.

Diverte-te a ler e a descobrir os segredos da culinária!
Um livro cheio de histórias para ler, cozinhar e saborear!"
Fonte: contracapa do livro


Aqui ficam algumas das receitas que podes encontrar neste livro:





Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para alunos do 5º e 6º anos

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

"A sopa queima", um livro de Pablo Albo

"A sopa queima"
Texto de Pablo Albo com ilustrações de André Letria
Editado pela OQO em 2010
Começa assim:

Algo acontecia em casa da Maria.
Pela janela saía fumo, apesar de não haver nenhum incêndio.
Alguém gritava, mas não chamava os bombeiros.

As vozes diziam:

- Maria, come a sopa!

A Maria via as massinhas a boiar
naquele lago de águas amarelas,
fumegantes e borbulhantes,
e não se atrevia
a ferrar-lhes o dente.

- A sopa queima, mamã!

Então a mãe disse-lhe
o que as mães dizem sempre:

— Então sopra, filha, sopra."    
(...)       


Fonte: interior do livro

"No dia-a-dia, os mais pequenos têm que fazer frente a desafios que lhes parecem insuperáveis, apesar de os adultos os verem como algo insignificante; neste caso, a sopa a uma temperatura impossível.
Superar esses desafios faz parte de um natural processo de aprendizagem e de crescimento, onde a imaginação se converte no mais eficiente recurso de que dispõe uma criança, como sugere Pablo Albo nesta história enriquecida com a intencionalidade expressiva e com o equilíbrio formal das imagens de André Letria. 
Os acrílicos sobre papel do ilustrador português caracterizam-se por uma particular presença de primeiríssimos planos, para encadear uma série de imagens de notável porte cromático numa característica proposta figurativa sobre fundos predominantemente planos."

 
Ilustrações de André Letria



O Autor: Pablo Albo

Licenciado em Trabalho Social pela Universidade de Alicante, profissão que não chegou a exercer para se dedicar à literatura e à narração oral. Participou nos principais festivais de narração oral que se celebram em Espanha. Ganhou em 2003 o primeiro prémio do III Certame Internacional de Álbum Infantil Ilustrado "Ciudad de Alicante" e em 2008 o Prémio Villa d'Ibi e o Prémio Lazarillo.
Publicou artigos sobre narração oral em revistas especializadas. Enquanto narrador recebeu o primeiro Prémio da VI Muestra Maratón de Monólogos "Solo ante el peligro".

Fonte: Wook
  

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.



Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação: sugestão de leitura

"A aventura dos Alimentos" um livro de Anna Russelmann
com ilustrações da autora e de Stefan Schulz.
Editado pela Desabrochar em 1996

Não comas tão depressa!» Quantas vezes os pais se vêem obrigados a repetir este conselho aos filhos - sem grande resultado!...
Anna Russelmann prefere contar-lhes a vida dos enzibares que trabalham no fundo da Estação do Estômago. Ao vê-los curvados sob o peço dos grandes pedaços de comida que a Júlia devora, todos perceberemos como a vida destes pequenos ferroviários da barriga seria muito mais bela se mastigássemos mais...

"A Aventura dos Alimentos" convida-os hoje com humor a criar bons hábitos."
Fonte: contracapa do livro

Começa assim:


"... na sua barriga!

Mas não são rãs, são os enzibares
que moram ali, na Estação do Estômago.
Estes pequenos ferroviários da barriga preparam
e transportam todos os nossos alimentos.
Por enquanto, não tendo nada que fazer, descansam 
e fazem a sesta. Os comboios estão parados, 
está tudo calminho na Estação do Estômago.

De repente, o coaxar esquisito ressoa de novo
na barriga da Júlia, como há pouco.
Foi um dos enzibares que adormeceu! O preguiçoso
ronca como um trovão! É a razão de tal barulheira!


"Entretanto, a Júlia já chegou a casa
onde uma boa refeição a espera. Senta-se
à mesa e começa a comer sofregamente.

Logo caem as primeiras
mercadorias no canal do
esófago chegando depois
à Estação do Estômago.




Mas o que vem a ser isto?"
Fonte: interior do livro


Para descobrires como decorre esta aventura
requisita o livro na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil!


Boas leituras 
e não te esqueças que é muito importante teres uma alimentação variada e saudável!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação


A Sala Infantil e juvenil convida todos os utilizadores a ler e requisitar livros sobre o tema da Alimentação. Histórias com cheiro, receitas de culinária, alimentação saudável e divertida para crianças, os produtos da terra, os legumes e a sopa... Descobre a constituição dos alimentos e outras curiosidades!

Entra nesta agradável viagem onde as aventuras e os alimentos são os protagonistas das nossas histórias! Apresentamos um poema escrito por José Jorge Letria presente na obra "O livro dos dias", ilustrado por Simona Traina e editado pela Ambar (5ª edição) em 2009 dedicado ao Dia da Alimentação.


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

Obra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Hoje comemora-se o “O Dia Mundial da Alimentação”

E para assinalar a data deixamos aqui uma sugestão de leitura:

Um livro de Marta Torrão editado pelo Bichinho do Conto


 
"Todas as noites a Marta se sentava para comer e todas as noites ouvia a mãe dizer:
- É para comer tudo até ao fim!
E ali ficava a olhar para toda aquela imensa papa verde, a tentar descobrir a melhor maneira de comer sem que o cheiro lhe chegasse ao nariz"
 

Uma história para meninas e meninos que não gostam de sopa.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil