Mostrar mensagens com a etiqueta Cristina Quental. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cristina Quental. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 20 de abril de 2018

"Ciclo do Livro", com textos de Cristina Quental e Mariana Magalhães

Ciclo do Livro
Texto de Cristina Quental e Mariana Magalhães
Ilustrações de Sandra Serra
Editado pela Gailivro em 2011

"A professora Tita depois de ter lido uma história aos seus alunos, um deles, o Rodrigo pergunta como se chama a pessoa que faz um livro. Depois de muitas explicações dadas pela professora, os alunos ficam curiosos e querem descobrir mais sobre a maneira de fazer livros. Então, resolvem fazer uma visita de estudo a uma Editora, a um gabinete de ilustração, a uma gráfica e, finalmente, a um armazém.
Acompanha esta turma para ficares a saber que, antes de mais, o livro começa por ser uma ideia de um autor ou equipa de autores. Para que essa ideia ganhe a forma de livro, é necessário o trabalho de várias pessoas: Editor, Coordenadores, Designers, Ilustradores, Paginadores, Revisores, Marketing, Comerciais, Comunicação… O processo começa quando o autor apresenta o original ao Editor e ambos o analisam. 
Para terminar, diverte-te a aprender as lengalengas, a canção e peça de teatro que ajudam a saber mais sobre o ciclo do livro."

Fonte: Wook

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ano de escolaridade

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ciclo da água de Cristina Quental e Mariana Magalhães

Um livro editado pela Gailivro em 2012

"Bom dia! - saudou a professora Tita. - Bom dia? Com esta chuva toda?! - lamentou-se a Leonor. - Porque está a chover tanto? Não percebo como! - disse o Mário. - Pois é, ainda ontem estava sol... - atalhou a Sofia. E tu, sabes de onde vem a chuva? E sabes porque é que ela é tão importante? Vem com a professora Tita e os alunos descobrir o ciclo da água, saber de onde vem, para onde vai, para que serve e porque é tão importante para todos. No final do livro, diverte-te com as lengalengas, a canção e a peça de teatro."

Fonte: Almediana




"Mais um dia de escola a começar. Os alunos da professora Tita iam entrando na sala muito atrapalhados, pois lá fora chovia tanto que eles estavam encharcados. Uns com capas de chuva, outros de galochas e uns quantos com chapéus de chuva a pingar.

- Bom dia! - saudou a professora Tita.
- Bom dia? Com esta chuva toda?! - lamentou-se a Leonor.
- Porque está a chover tanto? Não percebo como! - disse o Mário.
- Pois é, ainda ontem estava sol... - atalhou a Sofia.
- Meninos, vamos entrar  e tirasr essas roupas molhadas, que já vos explico de onde vem esta água toda - disse a professora Tita, sorrindo.
- Do céu, claro está! - resmungou a Inês.
- Ora aqui está um bom tema para tratarmos nos próximos dias. Vou explicar-vos o ciclo da água!"

Fonte: Interior do livro




Ilustrações de Sandra Serra
Um livro para ler e reler!

Obra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ciclo do Livro de Cristina Quental e Mariana Magalhães

Um livro de Cristina Quental e Mariana Magalhães com ilustrações de Sandra  Serra
Editado pela Gailivro em 2011

"Depois de a professora Tita depois de ter lido uma história aos seus alunos, um deles, o Rodrigo pergunta como se chama a pessoa que faz um livro.
Depois de muitas explicações dadas pela professora, os alunos ficam curiosos e querem descobrir mais sobre a maneira de fazer livros.
Então, resolvem fazer uma visita de estudo a uma Editora, a um gabinete de ilustração, a uma gráfica e, finalmente, a um armazém.        
Acompanha esta turma para ficares a saber que, antes de mais, o livro começa por ser uma ideia de um autor ou equipa de autores.
Para que essa ideia ganhe a forma de livro, é necessário o trabalho de várias pessoas:
Editores, Coordenadores, Designers, Ilustradores, Paginadores, Revisores, Marketing, Comerciais, Comunicação…
O processo começa quando o autor apresenta o original ao Editor e ambos o analisam.         

Para terminar, diverte-te a aprender as lengalengas, a canção em a peça de teatro que ajudam a saber mais sobre o ciclo do livro."
Fonte: contracapa do livro

Começa assim:

- E vitória, vitória... - disse 
a professora Tita com um sorriso.
    - ACABOU-SE A HISTÓRIA!
- responderam os alunos em coro.
    - Gostaram?
    - Sim! - disseram todos.
    - Como se chama a pessoa que fez o livro? - perguntou 
o Rodrigo.
    - Não basta uma pessoa para fazer um livro. Ora reparem na 
capa. Está aqui o nome de quem escreveu a história, o autor, e o 
nome da pessoa que fez os desenhos, o ilustrador. Também 
figura o nome da editora, que publicou o livro.
    - Tanta gente? Nunca pensei. 
- Estranhou a Inês.
    - E ainda há mais pessoas envolvidas 
- explicou a professora.  - Para ficarem 
a saber tudo, o melhor é seguirmos a pista 
que conduz ao livro, desde o princípio.
Querem?
    - Claro!
    - Onde é? - perguntou o Francisco.
    - Bom, então começamos pela rua 
dos escritores que fica aqui no bairro e 
podemos ir visitá-la, hoje mesmo.



(...)



E depois ainda há vários procedimentos...
 Requisita o livro que se encontra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil e descobre o que ainda tem de ser feito para que o livro chegue às livrarias e a uma biblioteca perto de ti!
Boas leituras!