Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial da Criança. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia Mundial da Criança. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 2 de junho de 2017

"Se eu fosse um Mágico", um livro de António Mota

"Se eu fosse um Mágico"
Texto de António Mota e ilustrações de Rui Castro
Editado pela Gailivro em 2008

Começa assim:

"Se eu fosse um mágico

Se eu fosse um mágico 
trazia um anel muito fino e muito brilhante 
no dedo indicador da minha mão direita 

e para fazer magias espantosas, só precisava 
de pensar e soprar muito suavemente 
no meu anel tão fino como um cabelo.

Podia pensar na palavra vento,
soprava no anel tão leve como 
a asa de um pinhão 


e logo me transformava em nuvem e divertia-me a inventar 
pássaros com chifres e castelos com asas. (…)

(…) Podia pensar na palavra abraço
soprava no anel tão agradável como 
a areia fina da praia 
e logo via os meus avós, os meus pais, os meus tios e padrinhos e os meus amigos
todos voando e rindo com os seus braços abertos.
Eu ficava muito feliz e fazia o mesmo.
E o nosso abraço nunca mais tinha fim."

Fonte. interior do livro



Quarto volume da colecção "Se eu fosse", este álbum de António Mota, com ilustrações de Rui Castro, explora as possibilidades geradas pelo recurso à magia e à fantasia. Com poderes ilimitados e orientado unicamente pela sua imaginação, afectos e criatividade, o narrador cria um mundo onde só há beleza, alimento, saúde, afectos, paz e tolerância. 
As várias situações recriadas revelam o desejo de perfeição e felicidade que todas as crianças possuem, em alternativa à realidade imperfeita que conhecem. Assim, a magia e a fantasia são a forma de fuga possível, permitindo a criação de uma realidade alternativa onde reinam os afectos e os homens poderão, finamente, encontrar o paraíso perdido. 
As ilustrações combinam uma dimensão mais fantástica com outra marcada pela verosimilhança, dando forma e cor aos sonhos e fantasias do narrador.

Fonte: Wook


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade.

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Hoje é o Dia Mundial da Criança

Aqui ficam algumas sugestões de leitura para este dia tão especial:

A Amizade explicada às crianças
Um livro de Jean-Louis Ducamp
Editado pela Terramar em 1998.

“Uma mão que se estende para outra pessoa. Duas mãos que se apertam sobretudo se estas duas mãos são de cores diferentes - É este o sinal que põe de acordo todos os homens quando se fala de Amizade. É o que nos diz Jean-Louis Ducamp neste belo livro. 
Naturalmente, diz-nos muito mais: a Amizade é uma extraordinária mistura de sentimentos e acções. Não basta apertar a mão a alguém para se demonstrar que somos amigos dessa pessoa. Será, muito mais, pela maneira como nos comportamos com essa mesma pessoa que poderemos provar a verdade da nossa amizade.”
Fonte: contracapa do livro

As crianças das histórias
um livro de J. L. Garcia Sanchez e M. A. Pacheco
Editado pela Despertar em 1979.

“A colecção “Os direitos da criança” consta de dez livros cujo objetivo é ilustrar cada um dos dez princípios do dos Direitos da Criança, proclamados pela ONU, em 1959. 
A criança deve usufruir de todos os direitos enunciados nesta declaração. Estes direitos devem ser reconhecidos a todas as crianças sem excepção e sem distinção... por motivos de raça, cor, sexo... origem social, posição económica, nascimento...”
Fonte: contracapa do livro

"Contos de Andersen para crianças sem medo"
Um livro de Alice Vieira com ilustrações de Carla Nazareth
Editado pela Oficina do Livro em 2010.

“Em Contos de Andersen para Crianças sem Medo” poderás conhecer histórias de encantar que o tempo trouxe de longe e que Alice Vieira escolheu e… escreveu! O Pequeno Abeto, O Acendedor, Os Sapatos Vermelhos, A Polegarzinha, O Pião e a Bola. Diverte-te a ler e a descobrir a sabedoria que cada conto tem para te dar!”

Fonte: contracapa do livro

Livros disponíveis na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras e um Dia muito feliz!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Feliz Dia da Criança

"Hoje chegou à escola um novo aluno. Veio de um país bem distante...
Esta é a história de Johan, um menino que nasceu num país muito diferente do nosso.
Apesar das diferenças, Johan tem muitas coisas em comum com as outras crianças.
Como todas, também ele tem deveres e direitos.
A convenção sobre os Direitos da Criança é o documento que lhe garante o direito à igualdade, o direito a um nome, a alimentação, a uma morada, etc.
Ao adoptar esta convenção a 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas decidiram por unanimidade salvaguardar estes e outros Direitos das crianças.
E tu, conheces os teus direitos?"

Fonte: contracapa do livro

O direito de ser Criança
Texto de Maria João Carvalho e ilustrado por Patrícia Alves.
Editado pela Everest em 2011

Todas as crianças têm direitos!
Que bom seria se todos os pais, mães, avós, padrinhos, madrinhas, professores e outros tantos educadores, gente crescida e dona do seu saber, decidissem usar alguns dos seus poderes e todos os seus quereres na missão tornada obrigatória por consciências vigilantes, exigentes guardiãs de direitos e deveres, de fazer uma criança feliz… todos os dias…

Principio 1
Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade(…)
Principio 2
Direito à especial protecção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.(…)

Principio 3
Direito a um nome e a uma nacionalidade.
(…)
Principio 4
Direito à alimentação, morada e assistência médica adequada para a criança e para a mãe.
(…)
Principio 5
Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
(…)
Principio 6

Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
(…)
Principio 7
Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
(…)

Principio 8
Direito à ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
(…)
Principio 9
Direito a ser protegido contra abandono e exploração no trabalho.
(…)
Principio 10
Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
(…)
Fonte: interior do livro

“Colecção de álbuns ilustrados pelos mais famosos ilustradores de literatura infantil actual e escritos por autores que abordam temas com os quais os pequenos leitores se identificam facilmente, uma vez que narram aventuras de protagonistas da sua idade. Pelas suas características, estes livros  são idóneos para serem utilizados em programas de animação da leitura. Quando a cor azul da amizade unir as crianças de todo o mundo, uma ponte feita de arco-íris levará a todas elas um gesto de amor e conduzirá ao tesouro da harmonia e do bem-estar.
Partindo do texto da «Declaração Universal dos Direitos da Criança» este livro pretende contribuir para que os princípios nela consagrados sejam cada vez mais divulgados e reconhecidos a todas as crianças, sem excepção alguma.”

Fonte: Fnac


Livro disponível para empréstimo na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!