segunda-feira, 3 de março de 2014

O sonho do palhaço de Maria Alzira Cabral

"O sonho do palhaço"
Autoria de Maria Alzira Cabral com ilustrações de Isabel Quintino.
Editado pela Plátano Editora em 1988.







"A cortina está corrida. Ao longe ouvem-se aplausos, gargalhadas, música... sugerindo que um espectáculo está a decorrer.
Face ao público, diante da cortina, o camarim do palhaço pobre que um ténue foco de luz ilumina: uma mesa com um espelho rodeado de luzes de várias cores e uma cadeira sobre a qual se acumulam fatos e adereços vários.
O foco de luz vai aumentando de intensidade à medida que os sons do espectáculo se vão esbatendo. Apenas se ouvem por fim e cada vez mais distantes ruídos dispersos de pessoas que saem e uma ou outra voz isolada.
Vê-se, agora, distintamente, Campainha, o palhaço que, de costas para o público, está sentado diante do espelho.
O silencio é total. O palhaço levanta-se e caminha em direcção à cortina fechada. Escurece o camarim. A cortina abre sobre uma arena de circo fracamente iluminada. Espalhados na pista vários adereços entre os quais um canhão de circo e ainda papelinhos, serpentinas, cadeiras, bolas... Ao fundo e ao centro, a entrada dos artistas com um grande relógio de ponteiros luminosos que marca as nove horas. Campainha senta-se numa das cadeiras com a cabeça entre as mãos."

Fonte: interior do livro
Ilustrações de Isabel Quintino

E assim começa "O sonho do palhaço",
uma peça de teatro escrita por Maria Alzira Cabral.

Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário