sábado, 14 de maio de 2022

Todos os dias um Autor Português: Leonel Neves

"O mistério do quarto bem fechado"
Texto de Leonel Neves e ilustraçõesde Tossan
Editado por Livros Horizonte em 1985

Começa assim:

"Em certa vivenda empoleirada numa das sete colinas de Lisboa, a ver o Tejo semeado de gaivotas e barcos ancorados e de navios a caminho ou de regresso do mar alto, mora o comandante Inácio Galinha, reformado da Marinha Mercante. É um velhote esguio, com a pele curtida pelo sol de todos os países e pelos ventos de todos os mares e portos do mundo. Tem já brancos os raros cabelos e a barba e o bigode cuidadosamente aparados. Está agora bastante surdo e quase não sai de casa: passa o tempo a ler histórias de viagens e romances policiais, a ouvir música, poucas vezes em frente da televisão e muitas a cuidar das suas belas colecções de selos, moedas e objectos de arte."
Fonte: interior do livro

Ilustrações de Tossan

O autor: Leonel Neves

Nasceu a 20 de junho de 1921, em Faro. Aí estudou até ao 6º ano do Liceu (corresponde, hoje, ao 10º ano de escolaridade). A partir de 1937 passou a viver em Lisboa, onde obteve a licenciatura em Ciências Matemáticas na Universidade de Lisboa.
Pertenceu ao primeiro curso de meteorologistas portugueses, e ingressou no Serviço Meteorológico Nacional no seu início, em 1946. O seu trabalho levou-o aos Açores, onde ficou durante dois anos, a Moçambique - 6 anos - e ainda Timor-Leste (2 anos).

Leonel Neves

Desde muito novo colaborou em vários jornais e revistas, tendo publicado o seu primeiro livro de poemas em 1940. Só após os 50 anos se dedicou à literatura para jovens; veio a falecer em Odiáxere, perto de Lagos, em 1996.
Fonte: Wook

Para aceder ao Catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário