segunda-feira, 16 de maio de 2022

Todos os dias um Autor Português: Carlos Pinhão

"O senhor-que-não-sabia-contar-histórias"
Texto de Carlos Pinhão e ilustrações de Ana Duarte de Almeida
Editado por Livros Horizonte em 1984

Começa assim:

"O jogo do "Ora Bem"

Era uma vez um Senhor-Que-Não-Sabia-Contar-Histórias. Ganhara fama de saber contar histórias às crianças, mas - verdade, verdadinha - o que ele gostava mesmo era de ouvir as crianças contarem as histórias que elas inventavam.
Convidavam-no muito para ir a escolas, jardins-infantis, a festas de crianças, mas ele era muito manhoso e começava sempre por fazer aquela habilidade de se sentar, tirar uns papéis da algibeira, ajeitar os óculos, tossicar e...
- Ora bem... - dizia ele.
Era sempre assim que começava:
- Ora bem...
Às vezes, não passava do "ora bem", porque, se repetia o "ora bem", logo a garotada, impaciente, começava a interrompê-lo."
Fonte: interior do livro

Ilustrações de Ana Duarte de Almeida

O Autor: Carlos Pinhão
Frequentou, até ao terceiro ano do curso, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, enveredando depois pela carreira de jornalista. Estreou-se em 1944, no jornal Sports, que viria a dar origem ao Mundo Desportivo. Onze anos depois tornou-se redator de A Bola, onde permaneceu até morrer. 
O autor escreveu obras bastante diversas uma vez que publicou livros de humor, poesia, literatura infantil e crónicas, destacando-se sobretudo nas suas crónicas e na Literatura Infantil.

Carlos Pinhão

O seu primeiro livro para crianças Bichos de Abril, foi publicado em 1975 e teve um sucesso imediato. Posteriormente publicou Gaivotas Com Óculos (1979), O Professor do Pijama Azul  (1981), O Coelho Atleta e a sua Escola de Desporto (1983), Abril Futebol Clube que foi o último livro publicado com o autor vivo, em 1991.
Em 1994 foi publicada uma edição póstuma do livro intitulado João Campeão

O autor publicou mais de uma dezena de livros para crianças, dando sempre às suas histórias ritmo e fantasia. O desporto também esteve presente nos seus livros infantis como por exemplo em O Coelho Atleta e a sua Escola de Desporto e em Abril Futebol Clube.
Fonte: wikipédia

Para aceder ao Catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário