sexta-feira, 6 de maio de 2022

Todos os dias um Autor Português: Luísa Dacosta

"História com recadinho"
Texto de Luísa Dacosta e ilustrações de Karin Somero
Editado por Figueirinhas em 1986

Começa assim:

"Uma vez no reino das bruxas deu-se um acontecimento extraordinário: nasceu uma bruxinha, radiosa, como o sol - o que foi considerado de muito mau agoiro. Que fazia aquele sorriso emoldurado por cachos de caracóis, entre vapores peçonhentos?! - perguntavam, desconfiadas, as bruxas velhas, fungando maus pressentimentos à distância. E as suspeitas confirmaram-se. A bruxinha não mostrava nenhuma das aptidões requeridas por aquele mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas.

Fonte. interior do livro
Ilustrações de Karin Somero

A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo».
Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!
Fonte: Wook

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos

Luísa Dacosta

Maria Luísa Saraiva Pinto dos Santos que adoptaria o nome literário de Luísa Dacosta, nasceu em Vila Real de Trás-os-Montes, em 1927. Formada em Histórico-Filosóficas, foi professora de Língua Portuguesa, no 2.º ciclo do Ensino Básico, em escolas do Porto.

É autora de uma obra literária (para adultos) de qualidade reconhecida pela crítica, várias vezes premiada.

Também nos textos que Luísa Dacosta escreveu para o público infanto-juvenil, a busca empreendida é «a essência do humano, descoberta e resgatada à contingência desse tempo frequentemente sombrio que é o nosso» (Gomes, 1991: 49). 

Assim, exorta e os sentimentos universais e intemporais, como sejam os da amizade, da beleza, da alegria, da imaginação, do sonho e da liberdade

Para o fazer, ora cria um mundo de seres fantásticos (como o são O elefante cor de rosa, a bruxinha de História com recadinho ou A menina coração de pássaro), ora recria o quotidiano de meninos e de meninas, do campo ou da cidade , focalizando o olhar em objetos banais, provocadores da imaginação (casos da gancheta do Príncipe que guardava ovelhas ou do passarinho de brincar da menina de Sonhos na palma da mão ), em narrativas poéticas quase isentas de intriga.

Fonte: livro.dglab.gov.pt

Para aceder ao Catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário