sábado, 7 de maio de 2022

Todos os dias um Autor Português: Maria Teresa Maia Gonzalez

A Menina Que Voava
Texto de Maria Teresa Maia Gonzalez e ilustrações de Inês do Carmo
Editado pela Presença em 2007

Esta história passa-se num lugar longínquo e muito especial. Nunca nenhum ser humano lá tinha estado. 
O passarinho de bico amarelo era ainda muito novo, ia a voar sobre a montanha branca com o seu bando, quando se perdeu e avistou aquele bosque, tão diferente, que resolveu lá ir ver

Gostavas de descobrir tudo o que viu e lhe aconteceu? 
Vira as páginas deste livro com cuidado, vê as bonitas ilustrações e lê com muita atenção. Então só tu e o passarinho ficarão a saber quem era a menina que voava.


Maria Teresa Maia Gonzalez 

A Autora:
Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Muito cedo sentiu despertar o gosto pelas histórias ouvidas e lidas em família. Com cerca de 9 anos de idade começou a sentir o gosto pela escrita, escrevendo poemas e histórias com regularidade. Iniciou a sua carreira na escrita em 1989, quando ainda era professora.

Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro.

São temáticas recorrentes nos seus livros os direitos das crianças e dos adolescentes, a espiritualidade e os problemas da adolescência, nomeadamente, a solidão, as perdas, a depressão, os conflitos familiares, as dependências químicas, a violência em meio escolar, a violência doméstica, a sexualidade e a afetividade

Vê o livro destinado aos mais novos como veículo promotor dos valores humanos, sobretudo o respeito pelo indivíduo e pela Natureza, a paz, a saúde, a harmoniosa convivência entre gerações e culturas diversas, e a espiritualidade.

Muitos excertos dos livros da autora constam de manuais escolares para os vários níveis de ensino, sobretudo dos 2º e 3º Ciclos.

Desde 1990 até à presente data, visita regularmente bibliotecas, bem como escolas públicas e privadas, onde as suas obras são usadas com objetivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino. Estes encontros têm-se revelado muito frutuosos, sobretudo no que se refere à promoção da leitura e constituem grande fonte de inspiração para a autora.

Foi a autora portuguesa nomeada para o PRÉMIO ALMA 2016, 2017, 2018 e 2019.
Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio Ibero-Americano de Literatura Infantojuvenil, em 2017.
Várias dezenas de títulos desta autora constam do PLANO NACIONAL DE LEITURA.
Fonte: Wook

Para aceder ao catálogo em linha


Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário