quinta-feira, 26 de maio de 2022

Todos os dias um Autor Português: Isabel Zambujal


"Violeta e Índigo descobrem Leonardo da Vinci"
Texto de Isabel Zambujal e ilustrações de Júlio Vanzeler
Editado por Levoir  em 2015

Começa assim:

"- O que é que estás a desenhar, Índigo? - perguntou a Violeta ao amigo.
- Uma grande mesa. Tenho tanta fome! Já estou a sonhar com o jantar. 
- Ai, ai. Não a faças tão comprida que lá vamos nós parar a Itália.

A Violeta já sabia. Os desenhos de Índigo tinham a magia de transportar os dois amigos para a vida dos grandes pintores. Quando ele, sem se aperceber, desenhava um esboço parecido a um quadro famoso, Zás, Pumba, Catrapumba! Lá iam eles para a vida de um artista. Naquele dia, foram parar a Milão, ao refeitório dos padres de Maria delle Grazie, onde Leonardo da Vinci, com 49 anos, dava os últimos retoques no painel onde retratava a última refeição de Jesus com os seus discípulos. "A Última Ceia" tornou-se uma obra mundialmente célebre e o seu pintor começou a ser visto como um dos maiores, se não o maior, mestre italiano."
Fonte: interior do livro

Ilustrações de Júlio Vanzeler

Gostavas de conhecer os grandes pintores? Então, segue os passos da Violeta e do Índigo por este mundo fora. Dois amigos que são uns verdadeiros artistas: a Violeta adora pintar e o Índigo passa os dias a desenhar. Hoje, eles levam-te a visitar Leonardo da Vinci, para muitos o homem mais criativo de sempre. Diverte-te!
Fonte: interior do livro

Ilustrações de Júlio Vanzeler

Isabel Zambujal

A Autora: Isabel Zambujal

Nasceu em Lisboa, em 1965. Sentia-se no céu a brincar com as palavras nos departamentos criativos das grandes agências de publicidade, mas, em 2001, decidiu juntar três das coisas de que mais gosta — viajar, crianças e escrever — e lançou a coleção «Um Saltinho a…», livros de viagens que a transportaram para o universo da literatura infantojuvenil. A Menina Que Sorria a Dormir, O Pai Natal Que Não Comia Queijo ou Dias Felizes de Uma Nódoa Teimosa são alguns dos seus títulos com o selo do Plano Nacional de Leitura. Tem coleções publicadas em Espanha, Bélgica, Colômbia e Brasil, e projetos para entrar no mundo audiovisual. Nunca se esquecerá do tempo passado no Cais.
Fonte: Wook

Para aceder ao Catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário