terça-feira, 10 de maio de 2022

Todos os dias um Autor Português: Júlio Isidro

O Planeta de Cristal
Texto de Júlio Isidro e ilustrações de Inês do Carmo
Editado pela ASA em 2006

"Sobrinhos e sobrinhas

Aqui está mais um livro de histórias do Tio Julião e dos seus cinco sobrinhos, primos entre si.
Desta vez começamos com uma viagem espacial e acabamos de OVNI, que, como é sabido, significa Objecto Visto e Nunca Imaginado

São mais nove divertidas histórias saídas da minha imaginação e que eu desejo possam ir ao encontro dos sonhos de aventuras.
Os primos estão um bocadinho mais crescidos, cada vez mais amigos, embora muito diferentes entre si.
Mariana continua a sonhar que será sempre princesa, o Max adora ferramentas e talvez venha a ser engenheiro, o Lourenço adorava ser cavaleiro, o Xavier é um rapaz de acção que um dia irá salvar uma menina de se afogar, e a Francisca nasceu para o Circo, porque palhaçadas são com ela.

Espero que continuem a ler as minhas histórias pelo menos ao deitar, e que na hora de dormir sonhem com aventuras muito espaciais e especiais como estas que aqui vos deixo."
Fonte: contracapa do livro

Ilustrações de Inês do Carmo

Depois de É Tudo Primos e Primas (2004) e Ideias Giras (2005), este é o terceiro livro de histórias. Dado o êxito dos títulos anteriores e a regularidade da sua publicação, este terceiro volume da série fica a marcar a criação de uma nova colecção - a colecção "Primos & Primas" - especialmente destinada a reunir as histórias destes cinco heróis tão especiais que, mais do que primos, são sobretudo companheiros e amigos que, através das peripécias do dia-a-dia, vão crescendo e estreitando cada vez mais os laços que os unem.
Fonte: Wook
Júlio Isidro
O Autor: 

Júlio Isidro é um profissional da comunicação social. Por isso comunica na televisão, na rádio, nos jornais e nos livros. 

Nasceu em Lisboa nos anos 40 do século XX e desde pequeno revelou grande criatividade, em especial na arte de comunicar. Escreveu peças e fez teatros com as irmãs e os amigos, inventou uma máquina de projetar cinema e até desenhou o filme, montou um castelo fantasma no jardim do prédio em que vivia e, no Orfeão do Liceu Camões, era tenor e apresentador. 

Estreou-se na televisão no Programa Juvenil a 16 de janeiro de 1960 (tanto tempo…) e na rádio a 1 de junho de 1968. Tem mais de 15 000 horas de televisão e 35 000 de rádio. 

Escreve para jornais quando lhe pedem e gosta de contar coisas no seu Facebook (já sei que preferem o Instagram, ou o Twitter, mas eu sou assim). 

Tem oito livros editados com histórias para crianças e guarda muitas para qualquer dia. Não se considera um escritor, apenas um contador de histórias com aventuras cheias de fantasia e bom humor. Parece que as crianças têm gostado desde a sua estreia há muitos anos com o livro Histórias do Tio Julião.

«A minha miudagem são agora senhoras e senhores que cresceram comigo.» Continua a trabalhar em televisão na RTP Memória, com dois programas semanais, e na Rádio Renascença. Nos tempos livres, gosta de construir modelos de aviões e depois pô-los a voar. Até parece que vai lá dentro…
Fonte: Wook

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ano de escolaridade

Para aceder ao Catálogo em Linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário