sexta-feira, 26 de abril de 2024

"Em Abril, histórias mil...", um livro de Augusto José Monteiro

"Em Abril histórias mil..."
Texto de Augusto José Monteiro e ilustrações de Tiago Madeira
Editado por Lápis de Memórias em 2012

Começa assim:

"Histórias "sem Abril"...

Há histórias, como sabemos, para todos os gostos e feitios. Grandes e pequenos. Muitas e variadas. Com mais ou menos fantasia. Bem e mal contadas.

Histórias de brincar, que falam de bruxas e feiticeiros, de gnomos, duendes e anões (deviam ser aninhos...), de lobisomens, de ogros e trasgos, de princesas e de príncipes encantados; de fadas, com mantos de bruma, que voam na companhia de borboletas e cavalgam nuvens. Histórias com animais que falam: raposas ladinas, lobos velhoscos, coelhos desobedientes... Mas também pode ser ao contrário: os lobos sendo bonzinhos e, nas histórias da cigarra e da formiga, a cigarra sair bem vista e a formiga ser maltratada.

Há até histórias com romances de amor entre elefantes e hipopótamos. Há histórias mais docinhas do que mel e mais "amargosas" do que fel. E histórias mais ou menos absurdas. Há histórias às avessas. E histórias perversas. "

Fonte: interior do livro

Ilustrações de Tiago Madeira

Sobre o 25 de Abril há muitas (e belas) histórias. Vamos falar delas, porque continuo a julgar que, como diz uma voz, de Vinte e cinco a sete vozes, “temos de contar estas coisas muitas vezes, muitas vezes, para as pessoas não esquecerem…” A estas histórias, outras se juntaram… Daí o título: “Em Abril, histórias mil” (assim como 25 de Abril e outras…). Mas poderia ser qualquer outro mês… É que, como diz a avó que vamos encontrar neste livro, “todos os meses, dias e horas são bons para contar histórias”.
Fonte: Wook
Ilustrações de Tiago Madeira


Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário