quinta-feira, 15 de outubro de 2020

"Atlas das viagens e dos Exploradores", um livro de Isabel Minhós Martins

 

"Atlas das viagens e dos Exploradores"
Texto de Isabel Minhós Martins
e ilustrações de Bernardo P. Carvalho

Começa assim:

"Ainda conseguimos imaginar um mundo sem mapas?
(e um mundo sem os outros?)

Crescemos a saber onde estamos, onde estão os outros e quanto tempo demoramos para os alcançar. Vivemos rodeados de imagens, mapas e representações do mundo e, por isso, não é fácil imaginar-nos a viver num lugar sem mapas (mesmo tendo muita imaginação...).
Mas esse mundo sem mapas já existiu e, se nos pusermos a pensar, há uma pergunta que nos apetece logo fazer: será que as pessoas que o habitavam conseguiam imaginar que existia mais terra para além daquela que pisavam? Mais mundo para além daquele que conheciam?"

Fonte: interior do livro

Ilustrações de Bernardo P. Carvalho


Há poucos séculos, não conhecíamos os limites do planeta e muitas áreas do mundo continuavam isoladas, sem ligação umas com as outras. Desconhecíamos não apenas as terras e as espécies que existiam noutras regiões, mas também as outras pessoas e culturas.
Para sabermos o que era o mundo, tivemos de nos fazer ao caminho: de burro, de camelo, de barco ou a pé, saímos de casa rumo ao desconhecido e regressámos com as novidades espantosas de outros lugares.
As viagens de monges, botânicos, comerciantes, marinheiros ou artistas deram contributos importantes para conhecermos melhor o planeta e sabermos da existência uns dos outros.
Estes viajantes — de todos os tempos e lugares — são as personagens principais deste livro, onde não faltam mapas e muitas, muitas aventuras

Fonte: Contracapa do livro

Ilustrações de Bernardo P. Carvalho

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

 Para acederes ao empréstimo em linha
clica na seguinte hiperligação:
http://catalogorbca.cm-arganil.pt/Pacwebv3/SearchResultDetail.aspx?mfn=171347&DDB=

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário