sábado, 25 de março de 2017

"O livro do ano", de Afonso Cruz

"O livro do ano"
Texto e ilustração de Afonso Cruz
Editado Alfaguara em 2015 (3ªed.)

Estas são páginas do diário de uma menina que carrega um jardim na cabeça, atira palavras aos pombos e sabe quanto tempo demora uma sombra a ficar madura.

Páginas feitas de memórias, para leitores de todas as idades.

Fonte: contracapa do livro


Começa assim:

Primavera
21 de Março

Fiquei à janela a ver a noite deitar
os pássaros nos ninhos.


26 de Março

Inventei uma máquina de chilrear: tem bico,
asas e penas. É muito parecida com um pássaro.

  



Fonte: interior do livro


 O Autor: Afonso Cruz

Além de escritor, Afonso Cruz é também ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Nasceu em 1971, na Figueira da Foz, e viria a frequentar mais tarde a Escola António Arroio, em Lisboa, e a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, assim como o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de cinquenta países de todo o mundo.

Já conquistou vários prémios: Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2010, Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009, Prémio da União Europeia para a Literatura 2012, Prémio Autores 2011 SPA/RTP; Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People, Prémio Ler/Booktailors – Melhor Ilustração Original, Melhor Livro do Ano da Time Out 2012 e foi finalista dos prémios Fernando Namora e Grande Prémio de Romance e Novela APE e conquistou o Prémio Autores para Melhor Ficção Narrativa, atribuído pela SPA em 2014.

Fonte: Wook

Livro recomendado pelo Plano Nacional de leitura para o 5º ano de escolaridade.


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário