quarta-feira, 8 de março de 2017

"Família C", um livro de Pep Bruno

A família C
Texto de Pep Bruno e ilustrações de Mariona Cabassa
Editado pela Kalandraka em 2010
 Começa assim:

“Todas as manhãs o meu pai faz o pequeno-almoço...

Enquanto a minha mãe lê o jornal.

E eu preparo a minha mochila.

Depois de tomarmos o pequeno-almoço saímos todos disparados.”
       

Fonte: interior do livro


“Entrem e venham ver, senhoras e senhores, meninas e meninos, o único, o inigualável, e até hoje nunca visto espectáculo da Família C, que, servindo-se apenas da sua grande imaginação, sem rede, sem truques, nem artifícios, consegue encher de cor até os dias mais cinzentos! 

... Porque o circo é muito mais do que uma barraca cheia de artistas insólitos e de animais habilidosos; porque o circo é um espaço onde se cruzam realidade e irrealidade, um lugar neste mundo que pertence a outro mundo: o da ficção e da magia. "A Família C" (C de circo?) é uma família que adora o ambiente circense e o quanto ele simboliza de possível-impossível. E esse amor pela fantasia, esse jogo de realidade-irreal, é que lhe permite que a rotina cinzenta dos seus dias se encha de ilusão e fantasia. A Família C leva uma vida normal, mas impregnada de cor e de possibilidades, graças a esse caudal de engenho que lhe permite viver assim o sonho dos dias gloriosos, em que fazer o pequeno-almoço ou sair para o trabalho pode culminar numa aventura.

As ilustrações, em técnica mista, destacam-se pelo seu colorido e pela sua força expressiva. No conjunto, trata-se de uma obra que o júri do III Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados definiu como "imaginativa, original e moderna".

Fonte: Wook


“Obra vencedora do III Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, A Família C narra, numa voz manifestamente infantil, e numa intersemiose de linguagens, a rotina diária de uma família aparentemente tradicional, mas cuja descrição icónica revela a sua mais excêntrica faceta. Atraídos pelo universo circense, os três elementos que compõem este núcleo deixam-se levar pelo poder da imaginação para fantasiar e assemelhar o seu dia-a-dia a um autêntico espectáculo. À corrida frenética do quotidiano aliam-se os malabarismos, o equilibrismo, as acrobacias, o ilusionismo, o contorcionismo e as mais divertidas palhaçadas na projecção de uma vida alegre, positiva e saudável. Com recurso a uma técnica mista e uma forte e expressiva paleta cromática, as ilustrações, dispostas em páginas duplas, ultrapassam a mera repetição do texto, ampliando os seus sentidos e iluminando, com as cores da imaginação, a vida de uma família tão peculiar.” 

In www.casadaleitura.org por Carina Rodrigues

Contracapa do livro

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o Pré-Escolar

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de ArganilBoas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário