quinta-feira, 10 de março de 2016

"Depois da chuva", um livro de Miguel Cerro

"Depois da chuva"
Texto e ilustrações de Miguel Cerro.
Um livro editado pela Kalandraka em 2015

Começa assim:

“Era uma vez um bosque maravilhoso,
cheio de luz, onde vivia toda a espécie de animais.
Um dia, de repente, começou a chover.
E cada vez chovia mais e mais e mais...


Um dia, de repente, começou a chover.


E cada vez chovia mais e mais e mais...


Choveu tanto, tanto que os animais
tiveram que se refugiar
na montanha mais alta daquele lugar.

A água rodeava-os e não parava de subir.
por isso, para se protegerem,
decidiram abrigar-se numa gruta.

E, de repente, deixou de chover."


“Depois da chuva” é uma fábula moderna sobre a superação das adversidades, a adaptação ao meio envolvente e a colaboração de uns e de outros para a sobrevivência do coletivo. Uma chuva diluvial inunda o bosque e os seus habitantes são forçados a abrigarem-se num refúgio improvisado. Uma raposita oferece-se para ir buscar comida e água, mas os seus companheiros não acreditam nas suas capacidades – nem nas suas intenções – e distribuem essas tarefas pelos outros animais. 

Na obra galardoada com o VIII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados estão presentes a solidariedade e o trabalho em equipa na busca pelo bem comum, que não depende do luxo, mas de elementos essenciais – e inclusivamente imateriais – para responder às necessidades básicas. 

Numa leitura mais profunda, a raposa – identificada na literatura e na cultura popular como um ser astuto e enganador – gera a desconfiança dos outros animais, acabando porém por surpreendê-los com uma valiosa contribuição que ultrapassa as expetativas de todos. O protagonista desta história enternece o leitor com a sua inocência quando – ingenuamente – pretende alcançar o inalcançável. 


Miguel Cerro apresenta-nos uma história que segue a estrutura dos contos clássicos e que é elaborada a partir do estudo minucioso das personagens e da composição das perspetivas, com destaque para o protagonismo da natureza e dos contrastes cromáticos antes e depois do temporal, mas também entre o dia e a noite.

Fonte: Kalandraka

O autor: Miguel Cerro

Miguel Cerro (Córdoba, Espanha, 1985)
Técnico superior em Design Gráfico, ampliou a sua formação com vários cursos e oficinas de ilustração. Dedica-se profissionalmente à ilustração e ao design gráfico desde 2008. Concebeu inúmeros trabalhos de design, publicidade e ilustração, especializando-se em cartazes e livros ilustrados. Como autor e ilustrador já publicou mais de uma dezena de obras, algumas das quais receberam prémios e menções em diversos concursos. Foi selecionado para a Bienal de Bratislava 2015 e para o Catálogo Iberoamericano de Ilustração 2013. Participou em exposições em Madrid e na Andaluzia.
 Fonte: Kalandraka

Obra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil.
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário