segunda-feira, 21 de março de 2016

Hoje é o Dia Mundial da Poesia

Herbário
Poemas de Jorge Sousa Braga
Com desenhos de Cristina Valadas
Editado pela Assírio & Alvim em 1999

 As árvores e os livros
As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.

E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras."


Raízes
Quem me dera ter raízes,
que me prendessem ao chão.
Que não me deixassem

Que me deixassem crescer

silencioso e erecto,
como um pinheiro de riga,
uma faia e um abeto.

Quem me dera ter raízes,
raízes em vez de pés.
Como o lódão, o aloendro,
o ácer e o aloés.

Sentir a copa vergar,
quando passasse um tufão.
E ficar bem agarrado,
pelas raízes, ao chão.


A Abecedária
E eu que pensava que era,
não uma planta de interior,
que só muito raramente,
se digna a dar flor,
mas uma coisa bem pior - mais vogais e consoantes,
para eu saber de cor.

Fonte: interior do livro


Um magnífico Herbário, onde através da poesia ficamos a conhecer algumas plantas e flores, de uma forma que só a poesia consegue transmitir.


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5.º ano - leitura orientada.
Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário