sexta-feira, 5 de setembro de 2025

"O meu avô não sabe as estações do ano", um livro de Alexandra Brás

 

"O meu avô não sabe as estações do ano"
Um livro de Alexandra Brás  
Editado por Oficina da Escrita em 2024



De acordo com a OCDE, e com o último estudo realizado em 2017, Portugal é o 4º país com o maior número de casos de demência por cada 1000 habitantes, sendo a mais comum, com cerca de 70%, a doença de Alzheimer. Está, no entanto, entre os países com a pior resposta para este problema de saúde. É, por isso, urgente intervir de forma especializada e humanizada. Alertar, criar resposta social, apoiar famílias e cuidadores informais.

A doença de Alzheimer é um bicho papão de memórias, mas não de pessoas. O lado humano deve estar presente em todas as vertentes de sensibilização e tratamento. Em 2050 vamos ser muito mais e as respostas têm de começar a ser derrotas agora.

É com este mote e pela voz da pequena Rita, que nos dá a conhecer a realidade do seu avô, que esta história nos chega, com a promessa de consciencializar os mais velhos e ensinar os mais novos.

«Tudo o que fazemos com amor é eterno, nunca desaparece. Multiplica-se e retorna para nós. Porque o coração também tem memórias e é lá que ficam guardadas as boas, aquelas que nos transportam para os lugares, ou para as pessoas, só através do cheiro, do toque ou de um objeto. Transportam-nos à velocidade da luz para o amor!»

Fonte: Wook
Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário