terça-feira, 14 de julho de 2020

"Histórias de ir à bola", um livro de José Jorge Letria

"Histórias de ir à bola"
Texto de José Jorge Letria e ilustrações de Joana Quental
Editado por  AMBAR em 2000

Começa assim:

"O árbitro que engoliu o apito

Era uma vez um árbitro de futebol que era muito senhor do seu nariz. E era tão senhor do seu nariz que, muitas vezes, nem reparava nas faltas graves que eram cometidas dentro do campo.
Como era muito senhor do seu nariz, também era pessoa de poucas falas. Entrava e saía do campo sem dizer "boa tarde" ou "boa noite", pois pensava que essa era a melhor maneira de não dar confiança aos jogadores dos dois lados, aos dirigentes dos clubes e , naturalmente, ao público."

Fonte: interior do livro

Ilustrações de Joana Quental

Em pequenas narrativas, construídas a partir de um discurso muito acessível, repletas de humor e de vocábulos resgatados à gíria futebolística, as surpresas sucedem-se: um árbitro que engole um apito; um cão chamado Pelé que marca um golo; um torneio organizado por Anjos e Diabos; e ainda, um célebre almoço entre uma Águia, um Leão e um Dragão, indignados com a forma abusiva como eram usados nos emblemas de três clubes.
Estas divertidas histórias sobre futebol, nove no total, são uma forma de partilhar momentos únicos com os amigos e os mais crescidos. Aqui o humor é rei. A bola, o apito do árbitro e até os animais que servem de símbolo a alguns grandes clubes aparecem como personagens principais.
Neste livro, todos participamos no torneio da boa disposição e na festa do futebol, aprendendo também coisas mais sérias com o riso de uma grande jornada.
Fonte. Wook


Ilustrações de Joana Quental


Para acederes ao empréstimo em linha
clica na seguinte hiperligação:


Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil 
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário