terça-feira, 19 de junho de 2018

"Quiquiriqui", um livro de Marisa Núñez

"Quiquiriqui"
Texto de Marisa Núñez e ilustração de Helga  Bansch
Editado pela OQO em 2006


Quiquiriqui é um pintainho que vive feliz com a mãe. Um dia, a Mamã Galinha vai fazer um bolo e o pintainho oferece-se para ir buscar lenha para acender o forno. 
Quando está em plena acção, aparece um gato enorme e malvado que o quer comer; mas o Quiquiriqui consegue salvar a vida prometendo-lhe metade do lanche. Uma vez passado o perigo, o guloso do Quiquiriqui esquece o pacto e come o bolo inteiro. 
A mamã zanga-se: "Vai chegar o Gato Pelado e vai comer-te num só bocado!". Nisto ouve-se um barulho na porta: é o Gato Pelado que vem buscar a sua metade do bolo...



Quiquiriqui é uma adaptação livre de um conto tradicional birmanês que fala sobre a necessidade de prestar atenção aos bons conselhos, da importância de cumprir as promessas e da dificuldade que aprender a partilhar implica.

O pintainho provoca a fúria do gato ao não deixar-lhe nada para lanchar, mas a compreensiva Mamã Galinha protegerá o seu pequenino, ajudando-o a sair deste mau bocado e dando-lhe outra oportunidade de aprender a lição.


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para Educação Pré-Escolar


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário