sexta-feira, 15 de julho de 2016

Os Donos da Praia de Violeta Figueiredo

"Os Donos da Praia"
Texto de Violeta Figueiredo e ilustrações de Paulo Monteiro
Editado pela Verbo em 1996

"Sensibilizar a criança na defesa do património natural não é obra meramente pedagógica. Organismos internacionais dedicados à preservação e defesa do ambiente apelam aos que mais fundo sabem falar à alma das crianças - os escritores -, no sentido de as despertar para a última decisiva obra do nosso século: salvar a Natureza. Todas estas histórias de ficção de autores portugueses visam contribuir, de forma divertida e descontraída, para esse fim."
Fonte: Wook

A autora: Violeta Figueiredo

Escreveu mais de uma dezena de títulos para crianças e adolescentes, alguns dos quais foram publicados no estrangeiro. Foi também guionista para a Rádio Televisão Portuguesa em programas como «Rua Sésamo», 1ª. e 3ª. séries, e «Terra Instável» e tem colaboração em revistas especializadas. 
Ganhou em 1990 o Prémio Verbo/Semanário pelo livro Eram férias e havia sol e, em 1992, o Prémio Inapa/Centro Nacional de Cultura para inéditos da literatura infantil pelo livro Fala bicho.
Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde também concluiu o curso de Ciências Pedagógicas, Violeta Figueiredo foi professora do ensino secundário. Frequentou diversos seminários e workshops de escrita para cinema, dentro e fora do país, orientados por argumentistas como Suso D’Amico, Sergio Vecchio, Ray Jenkins, Gill Dennis e Kerry Crabbe, entre outros. 
Fonte: DGLAB

Livro disponível na rede de Bibliotecas Públicas do concelho de Arganil
Boas leituras! 

Sem comentários:

Enviar um comentário