terça-feira, 26 de julho de 2016

“O Tempo Canário e o Mário ao Contrário” de Rita Taborda Duarte

"O Tempo Canário e o Mário ao Contrário”
Texto de Rita Taborda Duarte e ilustrações de Luìs Henriques
Editado pela Caminho em 2008
“O tempo é daquelas coisas que toda a gente sabe que existem, mas que nunca ninguém vê. Mas se o tempo fosse como qualquer um de nós? 
Esta é a história de um Tempo Novo, medricas e preguiçoso, medroso e calaceiro. E também do Mário, um menino inteligente e rabino, mas que tinha a mania de fazer tudo ao contrário.
Em linguagem rica e ritmada, Rita Taborda Duarte transforma um conceito abstracto numa divertida história em que o tempo ganha uma dimensão concreta, ligada ao crescimento, bem ao alcance dos pequenos leitores.”
Fonte: Wook



"O tempo: não é bem uma pessoa, como nós, porque tem asas e voa.

No entanto, vai tendo a sua vidinha e o seu trabalho certo. No fundo, é um trabalho que não tem assim tanto que saber: basta passar pelas pessoas e envelhecê-las. A verdade é que o tempo tem pressa de fazer o seu trabalho, por isso anda sempre a correr (como nós quando fazemos os trabalhos de casa). Há quem diga que ele é dinheiro. No entanto, nunca se viu ninguém trocá-lo por uma caixa de gelados em nenhum centro comercial."

Fonte: excerto do livro, pg. 13


"Os Velhos Tempos"
"Os Novos Tempos" (Pg. 14 e 15)


Pg. 30 e 31
Pg. 46 e 47
Pg. 62 e 63

“Publicação de uma das mais originais vozes da literatura para a infância contemporânea, assiste-se, neste livro, à consolidação da escrita de Rita Taborda Duarte, num curioso registo onde se cruza o humor com a reflexão sobre a linguagem, o seu uso e o seu significado. Centrado na questão do tempo – uma das mais complexas noções a serem apreendidas pelas crianças – o livro é dificilmente catalogável num único género. Assim, para além da narrativa estruturada de acordo com os moldes mais tradicionais, o livro contempla ainda um «mini-dicionário» sobre várias “facetas” do tempo, além de muitas reflexões e comentários (algumas notas de rodapé são deliciosas) onde se comentam muitos aspectos variados, numa espécie de crónica. Num registo que mistura o humor com a poesia e onde a linguagem é alvo de particular atenção, a autora consegue criar um texto que cativa pela novidade. As ilustrações de Luís Henriques continuam a mostrar novas facetas do seu trabalho, claramente em evolução, estimulando o leitor à observação e até ao questionamento.”

Por Ana Margarida Ramos
In http://www.casadaleitura.org

Fonte: contracapa do livro

Obra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário