terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Uma aventura nas férias de Natal de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Uma aventura nas férias de Natal de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Um livro editado pela Caminho em 1995.

“A quinta onde o grupo passa férias de Natal fica no alto da Serra, num sítio muito isolado mas cheio de encantos e famoso devido às lendas relacionadas com tesouros escondidos. Logo no primeiro dia, quando saltam animadamente em cima de colchões velhos que alguém guardou no celeiro, encontram um papel com sinais esquisitos. Pensando tratar-se de um mapa de tesouro resolveram seguir as pistas. Isso obriga-os a decifrar outros enigmas, a fazer perigosas escaladas e a vasculhar nas ruínas de uma aldeia abandonada. E a enfrentar chuva, vento, caminhos de lama, trovoadas súbitas, uma misteriosa cobra em pedra. Mas pior que tudo é a quadrilha que os persegue, disposta a cometer qualquer crime para lhes roubar o mapa do tesouro.”

Ilustrações de Arlindo Fagundes

As autoras:
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Ana Maria Magalhães
nasceu em Lisboa a 14 de abril de 1946. Iniciou a atividade docente como professora de História de Portugal em 1969, em Moçambique. 
Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em 1982.

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa a 14 de Abril de 1946, no seio de uma enorme família onde as crianças ocupavam o primeiro lugar. A casa albergava pais, avós, uma tia viúva notável contadora de histórias. Ali eram recebidos também com frequência os muitos tios e primos, que se instalavam para passar temporadas quando vinham do Porto, da Régua, de Moncorvo, trazendo consigo outras posturas, outras histórias, uma linguagem diferente com outras expressões, outras sonoridades. A infância e juventude decorreram portanto num ambiente alegre, caloroso, rico de experiências humanas. (…). Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. (…) Iniciou a actividade docente como professora de História de Portugal do 2º ciclo no ano lectivo de 1969/1970, no Liceu António Enes, em Lourenço Marques, Moçambique. O contacto próximo com crianças africanas, indianas, chinesas e portuguesas foi tão motivante que, de regresso a Lisboa, decidiu enveredar definitivamente pela carreira docente. (…). Em 1994 aceitou o convite da Expo 98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo 98 e as escolas. Em 1998 foi convidada pela Editorial do Ministério da Educação para coordenar uma revista multicultural destinada aos países africanos de língua oficial portuguesa. A revista "Tu Cá Tu Lá" foi patrocinada pelo Instituto Camões e pelo Instituto de Cooperação Portuguesa.” 


I
sabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de maio de 1950. Em 1976 optou por seguir carreira como professora de Português e História. Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em 1982.

Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950, filha mais velha de uma família maioritariamente feminina. A casa estava sempre cheia de tias e primas de todas as idades, gente muito alegre e comunicativa. As crianças ocupavam o primeiro lugar, mas todas se submetiam à autoridade paterna, uma autoridade firme, positiva, criativa. Era o pai quem convidava os amigos, organizava passeios, jogos, piqueniques, viagens. Era também o grande contador de histórias, um permanente estímulo intelectual para as três filhas. A infância e juventude decorreram portanto num ambiente caloroso e feliz (…). 
Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ainda estudante, casou, teve uma filha (…).Em Setembro de 1976 iniciou a actividade docente como professora de Português e História do 2º ciclo (…).. 
(…)No ano lectivo 1995/1996 foi nomeada pelo ministro da Educação coordenadora do grupo de trabalho encarregado de conceber a rede de bibliotecas escolares, e no ano lectivo de 1996/1997 foi nomeada para coordenar a equipa encarregada de estudar a problemática do livro escolar (…). 
A par desta intensa actividade no domínio da educação, estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Ana Maria Magalhães em 1982. Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.”

Se quiseres saber mais acerca da vida e obra destas escritoras
visita o site “Uma aventura”.

Alguma da bibliografia/ coleções disponíveis na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

A coleção “Uma Aventura” é ilustrada por Arlindo Fagundes e editada pela Caminho. 
Destinada a um público juvenil, é constituída já por 53 aventuras vividas nos mais diversos recantos de Portugal e do mundo.




Os livros da coleção "Viagem no Tempo” representam uma abordagem leve, lúdica mas rigorosa da História. Os leitores revelam o grande entusiasmo com que se deixaram levar para outras épocas, o quanto gostaram de conviver com personagens históricas, a solidez e a persistência dos conhecimentos adquiridos.




A coleção “Ler dá Prazer” são um conjunto de livros que pretendem despertar o gosto pela leitura e o amor aos livros entre quem ainda não sabe ler ou está a aprender.




“Os textos da coleção “História de Portugal” seguem, cronologicamente e com rigor, a História de Portugal, e conta, além disso, para cada uma das épocas da nossa História, com a parceria de prestigiados historiadores, como Jose Mattoso, Luís de Albuquerque, Maria Augusta Lima Cruz, Pedro Cardim, António Reis e Paulo Jorge Fernandes.”



Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário