terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Rapaz do Caixote de Madeira: sugestão de leitura

Uma extraordinária lição sobre os mais nobres valores humanos.
Um livro de Leon Leyson com Marilyn J. Harran e Elizabeth B. Leyson.
Editado pela Presença em 2014.

“Leon Leyson tinha apenas dez anos quando os nazis invadiram a Polónia em 1939 e a sua família foi forçada a viver no gueto de Cracóvia. Neste seu livro de memórias, Leon começa por nos descrever uma infância feliz, onde havia espaço para a amizade e as brincadeiras que partilhava com os amigos. Felizmente para a família, o seu caminho cruzar-se-ia com o de Oskar Schindler que os incluiu na célebre lista dos trabalhadores da sua fábrica. Na altura com apenas 13 anos, Leon era o mais novo da lista e tão pequeno que tinha de subir para cima de um caixote de madeira para chegar aos comandos das máquinas. Ao longo desta história, que reproduz com autenticidade o ponto de vista de uma criança, Leon Leyson deixa-nos entrever, no meio do horror e da brutalidade que todos os dias enfrentavam, a coragem, a astúcia e o amor que foram necessários para poderem sobreviver.”
Fonte: badana do livro



"O Rapaz do Caixote de Madeira é um livro importante, que vai ajudar os leitores, sobretudo os mais novos, a compreenderem o Holocausto através da história de um jovem que lhe sobreviveu."
Amazon.com

"Leon Leyson foi um homem verdadeiramente excecional e um professor dotado. ficarei para sempre grato a Leon por ter transmitido o seu testemunho à USC Shoa Foundation, um testemunho que perpetuaremos para que as gerações vindouras possam inspirar-se na sua vida notável.
O mundo não será o mesmo sem ele, mas temos a sorte
de poder ler este relato que complementa o seu testemunho oral."

STEVEN SPIELBERG
vencedor do Prémio da Academia pelo filme
A Lista de Schindler"
Fonte: contracapa do livro



Obra disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário