quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A Máquina Infernal de Alain Corbel

A Máquina Infernal
Texto e ilustrações de Alain Corbel
Editado pela Caminho em 2005
“As palavras nem sempre são meninas bem comportadas; às vezes escapam-nos e provocam situações imprevisíveis. Quando o Tim transformou a grande caixa de cartão que lhe tinham dado, certamente não previa as dramáticas consequências do seu gesto.     
Mas se por meio de uma palavra uma coisa pode tornar-se infernal, quer dizer que ela também pode ser outra coisa muito diferente. Para o saber, basta entrar com o Tim para dentro da Máquina Infernal e acompanhá-lo na sua viagem.”
                                           Fonte: contracapa do livro

Alain Corbel venceu com A Máquina Infernal o Prémio para o Melhor Álbum de Ilustração Infantil em 2006
atribuído pelo 17.º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

“Em A Máquina Infernal, a mensagem verbal e a pictórica conjugam-se para contar uma história aparentemente muito simples e linear, mas que, de forma espontânea e sem recurso a “moralismos”, apela à valorização de uma cultura da Paz e da Vida em detrimento da morte e da destruição. Assim, o texto de Alain Corbel situa-se na esteira de uma vasta produção literária destinada à infância, que aborda a temática da guerra, sobretudo do ponto de vista das suas consequências mais visíveis – a destruição, a morte e o caos – insistindo na possibilidade de as crianças mudarem o mundo. “

Fonte: Ana Margarida Ramos (in www.casadaleitura.org)



Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário