quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Janelas para o futuro: Bill Gates com textos de Paula Cardoso Almeida

“Talvez por em criança ser muito tímido, ninguém pensasse que viria a ser um conhecido homem de negócios. Falamos-te de Bill Gates, o génio que, ainda adolescente, fundou a maior empresa de informática do Mundo – a Microsoft – e transformou o teu Personal Computer naquilo que hoje é.”

Janelas para o futuro: Bill Gates
Textos de Paula Cardoso Almeida e Ilustrações de Nósnalinha
Editado pela Quidnovi em 2008.

“Imagina um Mundo sem computadores e surpreende-te por os teus pais, quando tinham a tua idade, não saberem o que isso era. Sabias que antes de Galileu se julgava que a Terra era o centro do Universo? Como seria a tua vida se não existissem aviões, cinema, electricidade, televisão, rádio ou telefone? E se não existissem livros? E se ainda não houvesse vacinas? Nesta colecção apresentamos-te os homens que um dia, ao gritarem "Eureka! Eureka!", mudaram para sempre as nossas vidas.”
Fonte: contracapa do livro

Ilustrações de Nósnalinha
 
     William Henry Gates III nasceu em 1955, em Seattle, no estado de Washington, naquele que é um dos países mais poderosos do Mundo: os Estados Unidos da América.
Deram-lhe este nome tão interessante porque ele nasceu numa família importante. O seu pai era advogado e tinha o mesmo nome que ele, a sua mãe era professora universitária. Bill (curiosamente, este é o diminutivo de William) tinha ainda duas irmãs.
     Frequentou as melhores escolas privadas da cidade e isso influenciou muito a pessoa que ele hoje é. Por exemplo o facto de os seus pais poderem pagar uma educação melhor fez com que ele descobrisse, com apenas 13 anos, que gostava de informática. Na escola havia uma espécie de computador – muito diferente daquilo que tu hoje conheces – que despertou a sua curiosidade e fez com que se interessasse por programas informáticos. (…)
    Bill passou a maior parte da sua adolescência a criar software.(…)
    Aos 18 anos o nosso geniozinho entrou na Universidade de Harvard, que é uma das melhores escolas do Mundo. (…)
    Em Harvard conheceu (…), Steve Ballmer – companheiro de aventuras informáticas e homem de confiança -, e aperfeiçoou a versão da linguagem de programação do primeiro Personal Computer (mais conhecido por PC ou computador pessoal). (…)
Desistiu da escola para criar uma empresa de programas para computador, a Microsoft, com o seu amigo de infância, Paul Allen.
    Naquela altura, ele tinha um sonho: de que um dia existisse um computador em todas as casas e secretárias. Gates estava convencido de que o computador seria, dentro de meia dúzia de anos, um objecto indispensável.”
Fonte: excertos do livro
  
Fonte: interior do livro
Podes encontrar nesta obra mais informação sobre os amigos e companheiros de Bill Gates
que embarcaram nesta aventura: Paul Gardner Allen, Steve Ballmer e Steve Jobs.
 
E para conheceres melhor a vida de Bill Gates requisita o livro
na rede de bibliotecas do concelho de Arganil.
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário