quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Coração de Edmundo de Amicis

Coração: diário de um estudante
Autor: Edmundo de Amicis
Tradução: Ricardo Alberty
Edição: Publico Comunicação SA, 2005

"Edmundo de Amicis tornou-se célebre em todo o mundo devido à publicação de Coração, em 1886. Traduzido em mais de trinta línguas, o romance constitui o diário escrito por um menino ao longo de um ano escolar. Henrique, o protagonista, vive em Turim, onde frequenta um colégio. No seu diário apresenta-nos os seus pais, professores e colegas de classe. Descreve com detalhe os acontecimentos mais importantes da sua vida quotidiana e intercala-os com cartas dos pais e vários contos, entre os quais se acham: O Vigia Lombardo; Dos Apepinos aos Andes; O Tamborzinho Sardo e O Escrevente Florentino. Estes relatos chegaram a ser mais famosos do que o próprio romance, e deram lugar a adaptações para a televisão e o cinema. No livro também é significativo o marcado carácter nacionalista, que é patente através das numerosas referencias a personagens históricas como o rei Victor Manuel II, o conde de Cavour e Giuseppe Garibaldi, todos eles figuras de relevo que contribuíram para manter a unidade da nação italiana. Emotivo e sensível, Coração pretende transmitir valores morais ao público mais jovem, formando-o assim para uma vida em sociedade."

Fonte: Badana do livro


"O escritor e jornalista, Edmundo de Amicis (1846-1908), nasceu em Oneglia, na Itália. A sua obra, composta por romances, estudos e livros de viagens, caracteriza-se pelo tom sentimental e moralista que inunda todas as suas páginas. Apaixonado pela vida militar, cedo se inscreveu na Escola Militar de Moderna. Em 1866 participou na batalha de Custozza e, um ano depois, passou a dirigir o diário 
L´Itália Militare. A partir de então iniciou-se na literatura, ainda que tenha permanecido no exército até 1870, ano em que se retirou para se dedicar totalmente à escrita. Mudou-se para Turim, onde fixou residência, e a partir dali realizou diversas viagens, frutos das quais escreveu livros de referência para turistas, como: A Espanha; Recordações de Londres e Recordações de Paris. Durante a década de noventa nota-se a crescente importância que as preocupações sociais têm na sua obra. Filiou-se no Partido Socialista e publicou amplamente esta mesma ideologia nos seus livros. O resultado é uma mistura de realismo e romantismo onde predomina a intenção moralizante na qual o autor procura levar o leitor sempre pelo «bom caminho», bem como as personagens dos seus romances. Acima de todas as suas obras destaca-se Coração, que obteve um enorme sucesso junto do público, tanto dentro como fora do país.
Morreu em Bordighera, na Liguria, aos sessenta e dois anos de idade."

Fonte: Badana do livro

Edmundo de Amicis


"E eu dizia para comigo: «E isto é só o primeiro dia. Ainda faltam nove meses para as próximas férias grandes. Que trabalheira!» Mas fiquei muito contente por encontrar a minha mãe à saída, e beijei-lhe a mão.
- Não te preocupes, Henrique, eu ajudo-te a estudar - disse-me ela.
E voltei para casa mais satisfeito."

Fonte: contracapa do livro


Ilustrações de Isabel Alves

Livro disponível na rede de bibliotecas do concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário