segunda-feira, 5 de agosto de 2013

As viagens de Gulliver de Jonathan Swift

As viagens de Gulliver
Autor: Jonathan Swift
Tradução: Lúcia Harris
Edição: Público Comunicação SA, 2004 

“Quando eu assegurei ao meu amo que os Yahoos eram os únicos animais soberanos do meu país, o que o meu mestre disse ir além da sua compreensão, quis saber se havia Houyhnhnms no meu país e a que se dedicavam. Disse-lhe que havia em grande número, que no Verão pastavam nos campos e que no Inverno eram mantidos em casa com feno e aveia, existindo Yahoos criados, que estavam encarregues de lhes escovar o pêlo, pentear as crinas, tratar das patas, alimentá-los e fazer-lhes as camas.”
Fonte: contracapa do livro
 “As Viagens de Gulliver é um romance muito mais ambicioso do que à partida se poderia imaginar.
Nesta obra, relegada para a categoria de conto infantil, os jovens leitores poderão desfrutar não só de grandes doses de fantasia como de uma fábula mordaz sobre a humanidade. Dividida em quatro partes ou viagens, o narrador relata-nos as aventuras do inquieto Lemuel Gulliver, um cirurgião ávido de conhecimento que embarca num navio em busca de novas culturas. A casualidade levará o nosso amigo a naufragar durante a sua primeira viagem e a dar à costa do país de Lilliput. Aí, os habitantes medem pouco mais que um palmo e possuem uma ordem social própria que, na verdade, se assemelha em muito à dos ingleses contemporâneos de Gulliver, que fará tudo para os compreender. A segunda viagem leva o doutor a Brobdingnag, onde a população é composta por gigantes extremamente vorazes e sem escrúpulos, à semelhança dos homens poderosos do seu tempo. Em seguida, as ânsias de conhecer o mundo conduzem-no até Laputa, uma maravilhosa ilha flutuante habitada por indivíduos curiosos, que constroem inventos, investigam e dirigem a sua ilha no ar sem qualquer objectivo. Por último, a quarta viagem termina em Houyhnhnm, lugar onde os cavalos reinam perfeita e harmoniosamente numa sociedade ideal, cuja tranquilidade é apenas perturbada pelos Yahoos, que não são mais do que humanos ímpios e irracionais. O romance foi publicado pela primeira vez em 1726 e é considerado a obra-mestra de Swift.”

Fonte: Badana do livro


Jonathan Swift
“Jonathan Swift nasce na verde Irlanda em 1667. Órfão de pai, é criado em Inglaterra até aos seis anos de idade. Depois retorna à Irlanda. Aqui estuda primeiro num colégio conservador e, posteriormente, na Universidade de Dublin. Ainda que com carácter pouco sociável, apaixona-se pela poesia e pela História. Participa na vida política, inicialmente em Inglaterra e depois na Irlanda, onde denuncia as injustiças a que estão sujeitos os irlandeses por parte dos ingleses.
Morre em 1745.

Obras principais:
·        A Batalha dos Livros (1704);
·        História de um Tonel (1704);
·        A Conduta dos Aliados (1711);
·        As viagens de Gulliver (1726);
·        Uma Proposta Modesta e Escritos Satíricos (1729);
·        A Conversação Polida (1738)”
 Fonte: Badana do livro


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas férias e Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário