quinta-feira, 21 de março de 2013

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Poesia


Poesia
É uma ilha
Rodeada de palavras
Por todos os lados
 Cassiano Ricardo

“(…) Porque a poesia, apesar de se fazer com palavras, está muito para além delas. É aquilo que essas palavras conseguem levar e depositar no nosso coração. E para que isso aconteça, não é preciso que sejam palavras complicadas, frases elaboradas, rimas perfeitas.
(…) E não há uma maneira única de escrever poesia. Há quem, através da poesia, conte uma história; há quem recorde um pequeno pormenor que lhe chamou atenção; há quem evoque cenas familiares; há quem escreva sobre um cheiro ou um olhar; há quem, muito simplesmente, brinque com as palavras e os seus sons.
Há poemas sobre animais, sobre pessoas, sobre sentimentos, sobre a natureza. Há poemas sobre fadas, sobre pastores, sobre crianças e velhos. Há poemas sobre uma rua, sobre uma casa, sobre uma pedra que de repente se encontra a meio do caminho. Há poemas sobre a tristeza e sobre a alegria. E podemos rir e chorar com eles. Pode-se escrever um poema a propósito de tudo. Não há temas melhores ou temas piores: há a arte de saber escrever a seu respeito de uma maneira criativa, ou seja, de uma maneira que seja só nossa. (…)
Lembra-te que um bom poema nunca é aborrecido, nunca é banal, nunca te deixa indiferente. Como escreveu um dia um poeta (e grande professor) português chamado Sebastião da Gama:

Poesia
Para quê buscar-te para além dos astros
Se nadas tão perto da gente?”

Alice Vieira, In O meu primeiro Álbum de Poesia.

Capa do livro "O meu primeiro álbum de poesia"
com seleção e prefácio de Alice Vieira e ilustrações de Danuta Wojciechowska
editado pela Dom Quixote em 2008
Para ler e reler!

Obras disponíveis na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário