terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O diabo dos números de Hans Magnus Enzensberger


Capa do livro "O diabo dos números" escrito por Hans Magnus Enzensberger
e ilustrado  por Rotraut Susanne Berner. Editado pela ASA em 1999 (3ª edição)


Roberto, um rapazinho de onze anos, não gosta de Matemática porque não compreende nada nas aulas. Porém uma noite, começa a sonhar com um diabinho que se dispõe a iniciá-lo na ciência dos números. Durante doze noites, Roberto vai aprender os segredos e os mistérios dos números, numa divertida e instrutiva viagem ao País das Matemáticas. Tudo se torna então tão fácil que Roberto quer saber cada vez mais – e com ele o leitor deste romance maravilhoso, que é já hoje um grande sucesso internacional.”

Fonte: Contracapa do livro


"Há já muito tempo que o Roberto estava farto de sonhos. Dizia para si mesmo: «Faço sempre o papel de tolo».
(...) Até que um dia apareceu o Diabo dos Números.
O Roberto ficou aliviado por já não sonhar com um peixe esfomeado nem como deslizar sem parar de uma torre muito alta e vacilante por um escorrega interminável. Em vez disso, sonhava com um prado. Só estranhava que  as ervas fossem tão altas que ultrapassavam os seus ombros e a cabeça. Olhou em volta e viu à sua frente um senhor muito velho e muito pequeno, mais ou menos do tamanho de um gafanhoto, que se baloiçava na folha de uma azeda e o olhava com olhos brilhantes.




- Quem és tu? - perguntou o Roberto.
O homem gritou-lhe, surpreendentemente alto:
- Sou o Diabo dos Números!
(...)


O Roberto escorregava. Era sempre a mesma coisa: logo que adormecia, começava aquilo, sempre a escorregar mais para baixo…Desta vez escorregava por uma espécie de mastro untado de sebo. (...)




O Roberto não se importava que o Diabo dos Números o visitasse de vez em quando em sonhos. Antes pelo contrário! (...)"

Fonte: Interior do livro




O Roberto é um menino que tem problemas com a disciplina de Matemática na escola. Não gosta dos números, não gosta do professor de Matemática…e até tem pesadelos… Até que conhece durante os sonhos o Diabo dos Números.
O Diabo dos Números ajuda Roberto a encontrar o significado da matemática e da sua importância…


 

Hans Magnus Enzensberger, prestigiado ensaísta e poeta alemão, nasceu em Kaufbeuren em 1929 e estudou literatura alemã e filosofia. 



Um livro de cabeceira para todos aqueles (dos 8 aos 88) que têm medo da Matemática!

Livro disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil

Boas leituras

1 comentário: