quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"A noite dos animais inventados", um livro de David Machado


David Machado



A noite dos animais inventados, um livro escrito por David Machado, ilustrado por Teresa Lima e editado pela Presença (2006). Um conto fantástico recheado de muita imaginação e criatividade, ganhou o prémio Branquinho da Fonseca 2005, da Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com o seminário Expresso. Está disponível uma edição em braille da responsabilidade da Biblioteca Nacional.        




Um conto bastante divertido que nos transporta "até um quarto escuro onde dormem Jonas e os seus irmãos - Jeremias, o mais velho, e os gémeos Jacinto e Jaime. Dotados de uma imaginação poderosa começam a inventar animais, desde galinhas, leopardos, pirilampos, tartarugas, lobos, morcegos, gatos, ursos, elefantes, acabando por criar um enorme dinossauro que já não cabia no quarto e assustava todos os outros animais. Finalmente os irmãos uniram-se e, juntos, tiveram de imaginar um comboio que transportasse todos estes seres para uma floresta inventada. Voltaram e enfiar-se debaixo de uma manta de retalhos e assim conceberam um final feliz."
Fonte: wook

Os medos que muitas vezes assaltam as crianças durante a noite - o medo do escuro, do silêncio, das sombras do quarto... - tomaram desta vez conta de Jonas, o mais novo de quatro irmãos. Já Jeremias, o mais velho, e os gémeos Jacinto e Jaime dormiam nas suas camas quando Jonas sentiu uns calafrios e um novelo no estômago. Nada que um miúdo cheio de imaginação não consiga resolver: ao pensar em coisas boas, lembrou-se da quinta dos avós e decidiu inventar uma galinha para lhe fazer companhia. Mas do que ele não estava à espera era da "ajuda" dos irmãos: de repente, o quarto encheu-se de imensos animais inventados. Tantos que já não havia espaço para mais nada... 
    in Público, 05-08-2006                            


Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário