quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Maria Teresa Maia Gonzalez: O castelo dos livros

Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra em 1958. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Franceses. Desde 1982 até 1997 deu aulas de Língua Portuguesa assim como o inglês e o francês tanto em escolas oficiais como em particulares.
A partir de 1989 começou a escrever com Maria do Rosário Pedreira a colecção O Clube das Chaves iniciando assim a sua carreira como escritora de literatura juvenil. O primeiro título a ser publicado intitulava-se O Clube das Chaves Entra em Acção com o qual ganharam um concurso literário organizado pela editora Verbo. Éconsiderada uma importante escritora de Literatura juvenil tendo publicado mais de 50 obras.          

Porque começou a escrever?

Quando um dia comecei a escrever não o fiz por pensar no dinheiro que ganharia com isso, na fama que iria ter ou em festas como a de hoje. Comecei a escrever como forma de desabafo perante as barreiras do Mundo. São inúmeros os problemas que dia após dia encontro. Crianças são maltratadas, fome, guerra, droga, álcool, tabaco, stress… Dizemos viver num Mundo evoluído. Concordo, a nível de tecnologias pouco ou nada nos falta. Mas, e o resto? Onde ficou a evolução do Homem na forma de amar? Onde evoluiu o Homem na maneira de resolver problemas? Onde evoluiu o Homem quando toma a decisão de ter filhos? Não evoluiu. Não é só preciso que a taxa de natalidade suba, é preciso termos crianças felizes. O dinheiro, bens materiais não chegam para essa felicidade. É preciso amor, tempo e dedicação. Crianças devem poder sorrir sempre ao longo do seu crescimento. Chega de pais part-time, de mães ausentes, de discussões diárias, de falta de tempo. As crianças precisam de amor. A droga e todos os vícios vivem diariamente com eles e se ninguém os ensinar e apoiar não saberão como fugir a esse mundo. Não podemos pensar que isto acontece apenas aos outros, acontece todos os dias, a pessoas, tal como nós. E foi por tudo isto, para tentar salvar algumas dessas crianças e jovens que comecei a escrever. Se eles virem o quanto estes mundos provocam a dor saberão que não devem segui-los e conseguirão ser felizes.”

In "Escritores de letra grande" - O encontro com Maria Teresa Maia Gonzalez [Em linha]. Covilhã: [S.n.], 2007
[Consult. 2008-07-16]. Disponível na www: <URL: http://qna.blogs.sapo.pt/5573.html


Leituras

O Castelo dos Livros é o titulo de um livro escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez, ilustrado por Cristina Malaquias e editado pela Verbo (2008) que nos conta a história de Inês.
Como se lê na contracapa “Inês é uma menina que tinha o sonho de vir a ser sábia e, um dia, descobriu o fantástico tesouro escondido no Castelo da Montanha Azul, com as suas quatro torres.
Teresa é outra menina que tinha o sonho de ser livre e, a certa altura, descobriu um tesouro especial guardado na sua alma cheia de histórias (uma delas sobre um terrível dragão)
Inês e Teresa gostam muito de livros. Pouco a pouco, vão-se conhecendo e ficando grandes amigas. Assim, juntas, vencem o medo e tornam-se guardiãs das quatro torres mágicas: a Torre dos Arrepios, a Torre das Asas, a Torre do Céu e a Torre Dourada...

Uma aventura fantástica, onde poderás vir a descobrir um tesouro que te fará sonhar!

Obra disponível na Biblioteca Municipal Miguel Torga
                        e na Biblioteca Escolar EB 2,3 de Arganil. 
                   

Sem comentários:

Enviar um comentário