segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

"Bastião quis um dia voar, um livro de Ana Cristina Luz

 

"Bastião quis um dia voar"
Texto de Ana Cristina Luz e ilustrações de Tânia Bailão Lopes
Editado por Textiverso em 2022

Começa assim:

"Bastião é um marco do correio muito diferente dos outros marcos. Apesar de ser vermelho como todos os outros, de te uma abertura para receber as cartas e de estar colocado numa rua com muito movimento, quem olhar com atenção para ele vai reparar que tem uns olhos sonhadores e um sorriso 
que parece cumprimentar quem passa.
Mas nem sempre assim foi. Bastião era um marco muito triste, pois tinha um sonho difícil de realizar. Gostava um dia de poder partir e conhecer outros lugares, o que era muito difícil pois, tal como todos os outros marcos de correio, encontrava-se preso ao chão."

Fonte: interior do livro

Ilustrações de Tânia Bailão Lopes

Ana Cristina Luz é natural de Maceira, é mestre em Mediação Cultural e Literária, licenciada em Tradução e apresentou o seu primeiro livro Timor- Histórias com lendas em 2002 em Timor Leste. A convite do Instituto Camões, esteve presente na I Feira do Livro Lusófono, que decorreu em Díli, Timor Leste em Março de 2003 e em Agosto desse mesmo ano participou no "8º Foro por el Fomento del Libro y la Lectura", em Resistência, Província de Chaco, Argentina.
Das diversas atividades que tem desenvolvido junto de escolas e bibliotecas pela promoção da leitura, destaca-se o trabalho desenvolvido, desde 2007, pela divulgação do nome de Aristides de Sousa Mendes.
É detentora de vários prémios, tem 38 livros publicados, dos quais 30 são para os mais novos. Entre os títulos editados, contam-se, entre outros, O dia em que perdemos o 5, O pequeno trevo, Aristides, O semeador de estrelas, A abóbora que se queria mascarar, A escolha do Sebastião, A volta ao mundo do pirilampo Tobias, Um sonho atribulado, À espera da Alice, O meu amigo Chico, Um jardim do tamanho do mundo, À procura da cor do Natal, O Mágico que perdeu a a magia, Bastião quis um dia voar, A Festa dos cravos , A que sabe o mar e a viagem da estrelinha. O livro, O dia em que quase perdemos o 5, integra o Plano Nacional de Leitura.

Fonte: Contracapa do livro


Ana Cristina Luz

Para aceder ao catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário