sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

"O último contador de histórias", um livro de Isabel Peixeiro

"O último contador de histórias"
Texto de Isabel Peixeiro e ilustrações de Marta Nunes
Editado pela Alfarroba em 2021


No tempo das florestas de encantos, não havia dia que não terminasse com uma história. Afinal, as histórias serviam de adubo para fazer as mais frágeis flores despontar.

Animais falantes, bruxas, palácios e, até, uma caixa vermelha: tudo era uma história. Estas páginas não fogem à regra; nelas encontramos também uma história, de uma menina e do seu avô. E de palavras e pensamentos que se partilham à mesa.

Querem que vos conte?
Fonte: contracapa do livro

Ilustrações de Marta Nunes

(...) "O avô tinha uma imaginação sem fim. Ele era o último contador de histórias da floresta. Nos invernos mais duros, poupavam provisões sentados na mesa vazia: serviam-se de histórias, bebericavam ideias e enchiam-se de pensamentos. Não havia dia que não terminasse com uma história do avô. às vezes eram sobre reinos distantes, outras sobre animais falantes. Algumas eram tristes, outras deixavam a floresta inteira a rir. Olívia gostava de todas as histórias que o avô contava. Todas, menos uma." (...)

Fonte: interior do livro

A Autora:

Isabel Peixeiro foi investigadora em Biologia e Genética Molecular, com o foco na área das doenças neurodegenerativas, durante mais de 10 anos. 

Sendo uma leitora ávida e com um crescente interesse no processo de aprendizagem, juntou-se, em 2018, ao projeto Re-Word-It, onde colabora, atualmente, no desenvolvimento de materiais didáticos para estimular a motivação e o envolvimento dos alunos na aprendizagem. É também através deste projeto que atua como mediadora de ateliês de escrita, leitura e metacognição para crianças, jovens e adultos. 

Criou a conta de Instagram Grandes Histórias em Mãos Pequenas, onde escreve sobre livros infantis e juvenis. É certificada em Parentalidade e Educação Positivas e em Inteligência Emocional e Social pela Escola da Parentalidade e Educação Positivas. 

É coautora dos livros Razões para Ler, 1 e 2, recomendados pelo PNL2027 e mais recentemente escreveu o livro ilustrado Talvez um cão. Dedica-se ainda à curadoria de livros infantojuvenis no Kit Literário e, em 2021, venceu o Prémio Matilde Rosa Araújo com o conto infantil Vai subir ou vai descer?.

Fonte:https://www.alfarroba.com.pt/pt/autores/isabel-peixeiro

Para aceder ao Catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário