terça-feira, 15 de novembro de 2022

"Saber ser, saber estar", um livro de Elisabete Vieira Canha de Andrade

 

"Saber ser, saber estar"
Texto de Elisabete Vieira Canha de Andrade
e ilustrações de Raquel Pinheiro
Editado por Texto em 2009

Começa assim:

"O tempo passa, mas a boa educação fica


São 7 horas.
A Ana Catarina espreita pela janela para ver como está o tempo. Vai acordar a Beatriz e brinca um pouco com ela, para a deixar bem-disposta antes de ir para o colégio. O Pedro ouve as duas a rirem. Levanta-se e vai ter com elas. Junta-se à brincadeira, mas logo a Beatriz quer ir ter com os pais. Bate à porta do quarto de dormir e espera que os pais digam. "Entra."
A Ana Catarina e o Pedro, entretanto, já foram preparar a mesa para o pequeno almoço. Sabem que têm que comer bem: cereais, leite, iogurte ou sumo de laranja e pão bem fresquinho, que a Ana Catarina foi buscar à padaria que fica mesmo perto de casa. Os pais dizem que se deve comer com qualidade e se, pressas. Sempre foi assim, e a Beatriz tem vindo também a aprender que a primeira refeição é a mais importante do dia."

Fonte: interior do livro

Ilustrações de Raquel Pinheiro

A boa educação, as boas maneiras, a etiqueta, a cortesia são uma aprendizagem contínua, que leva o seu tempo.
As crianças são o espelho daquilo que presenciam, por isso tenha sempre em consideração que é natural a sua criança cometer erros e deslizes no comportamento e diga-lhe isso mesmo.
Contudo, os pais/educadores devem, diariamente, tirar um pouco do seu tempo para se dedicarem a esses ensinamentos sem mostrar obrigação, mas sim, ao jeito de brincadeira, fazendo jogos, teatrinhos, dando à criança o tempo devido para que o seu processo de aprendizagem  e interiorização vá amadurecendo ao longo do tempo e a torne sociavelmente agradável e confiante dos seus (bons) actos.

Fonte: Contracapa do livro

Ilustrações de Raquel Pinheiro

Para aceder ao Catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário