quinta-feira, 27 de outubro de 2022

“Tu e o dinheiro: para perceberes melhor o valor do dinheiro”, um livro de Rita Ferreira de Almeida

Tu e o dinheiro: para perceberes melhor o valor do dinheiro
Texto de Rita Ferreira de Almeida e ilustrações de Álvaro
Um livro editado pela Linguagem de Cálculo, D.L. 2012. 

Um livro que pretende explicar às crianças e jovens o valor do dinheiro e alguns dos conceitos financeiros presentes no seu quotidiano.

Começa assim:


“Sabes que os teus pais e os teus familiares gastam dinheiro para comprar coisas no dia-a-dia, a comida, a roupa, os teus materiais e livros da escola, os transportes, e que o gastam também para pagar a renda da casa onde vivem ou o empréstimo que pediram ao Banco para a comprar. (...)

Certamente já notaste que, por vezes, os adultos não pagam as compras entregando notas de euro, mas sim um cartão que introduzem numa pequena máquina existente nas lojas que, em troca, imprime um pequeno papel. Sabes o que é exactamente esse cartão? E o que significa fazer pagamentos com ele?

Também provavelmente reparaste que, em algumas situações, os adultos se dirigem a uma máquina Multibanco para levantar dinheiro: que máquina é essa que entrega dinheiro e o que está detrás dessa entrega?

Também já deves ter ouvido conversas de adultos sobre situações em que os bens de que precisam custam mais do que o dinheiro que têm e que, por isso, pensam em pedir um empréstimo ao Banco (…).

Provavelmente já ouviste falar da necessidade de poupar dinheiro.”
Fonte: interior do livro


Neste livro é possível compreenderes o que é uma conta bancária, os movimentos, débitos e saldo do cartão do multibanco. Entender o que é um contrato de empréstimo, a prestação mensal, o juro e o depósito a prazo e muitas outras designações que nos parecem muito complexas.

De forma fácil vais conhecer conceitos que fazem parte do nosso dia-a-dia: a conta bancária, o crédito e a poupança.


“Nada disto que te falei é muito difícil, mas é preciso que tu o queiras fazer e que nunca percas de vista o teu objectivo: que quando fores grande, possas ser tu próprio a comprar as tuas coisas, possas estudar numa universidade ou ter uma formação profissional que te torne um adulto respeitado e admirado pelos outros.

Que sejas uma pessoa que, graças ao seu esforço, se torna autónoma e independente.

Apesar de seres pequeno tu podes, se quiseres, começar a construir o teu Futuro.

És tu quem tem de decidir.”

Fonte: interior do livro 


Para aceder ao Catálogo em linha

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário