quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

"Os queridos da Princesa : ou o raide auteuil-Port Manec'H", um livro de Michel Rio

Os queridos da Princesa : ou o raide auteuil-Port Manec'H
Texto de Michel Rio e ilustração de Marie Belorgey
Editado pela Elsinore em 2020


"Faraude, a tartaruga-de-terra, um pouco pateta e fanfarrona, saiu um dia da Casa Grande para ir às compras e nunca mais regressou. 
Uma rápida investigação, conduzida pelos outros animais da corte da princesa Babiche — cada um desejoso de obter os favores da sua dona, mergulhada desde então numa profunda melancolia —, revela que Faraude foi vendida por um merceeiro oportunista a um barão bretão, ansioso por atirá-la para dentro do tacho.

Assim se reúne um pequeno exército, constituído por um papagaio, uma cadela, uma gata, uma galinha e um rato branco, numa missão de salvamento a caminho de Port-Manec'h na Bretanha.

Com uma prosa carregada de humor e poesia, ricamente ilustrada por Marie Belorgey, Michel Rio abre novamente as portas de um mundo fantástico, numa fábula caótica e maliciosa, que faz recordar os grandes clássicos morais, de Perrault a La Bruyère."

Ilustração de Marie Belorgey


CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Uma escrita intensa que conjuga erudição com humor
Les Echos
Fonte: contracapa do livro

Michel Rio

O Autor:

Michel Rio, francês, nasceu na Bretanha em 1945.
Após a conclusão dos estudos na área da Semiótica e de algumas publicações académicas, maioritariamente relacionadas com a banda desenhada, publica, em 1982, o seu primeiro romance, Mélancolie Nord, com o qual se consagra imediatamente, sendo-lhe atribuído o Prix du Roman de la Société des Gens de Lettres, feito que repete com o romance Le Perchoir du Perroquet, de 1983.
Laureado com inúmeros prémios literários, de entre os quais se destaca o Prix Médicis, Michel Rio é um dos nomes mais importantes das letras francesas, com uma extensa obra, do romance ao teatro e cinema, já tornada em objeto de estudo.
Fonte: Wook


Joga e ganha prémios!

Para acederes ao empréstimo em linha

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário