quinta-feira, 21 de outubro de 2021

"Lendário, 100 lendas da região de Coimbra", um livro de João Pinho

"Lendário, 100 lendas da região de Coimbra"
Texto de João Pinho
Ilustrações de Victor Costa
Editado por Fundação Inatel em 2021


Começa assim:

"A Quinta da Telhadela

A norte de Côja, passando pelo rio Alva, dispunha-se noutros tempos uma quinta farta e soalheira, que era o garante do sustento daquela povoação. A água corria abundantemente para satisfazer as necessidades agrícolas e o local ainda hoje se destaca pelas condições naturais: chama-se Quinta da Telhadela e aparece referida em documentos antigos da história de Côja e do Mosteiro de Lorvão.
No tempo dos Mouros, a Telhadela, situada no local onde hoje se ergue o cruzeiro, fora uma linda e rica povoação. Muitas belas princesas de cabelos doirados bordavam, com fio de ouro, os mantos que seus maridos exibiam nos ombros.
Quando os mouros abandonaram a povoação, deixaram enterradas nas cercanias grandes panelas de ferro cheias de ouro - na intenção de um dia regressarem.
Diz-se que deixaram escrita numa enorme pedra a legenda que ainda hoje o povo repete:

Adeus Quinta da Telhadela
Muito ouro fica nela
E se forem à Fonte da Bica
Muito mais ouro lá fica."
Fonte: interior do livro

Ilustrações de Victor Costa

"Lendário - 100 Lendas da Região de Coimbra", é um livro que reúne 100 lendas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, dando a conhecer um património imaterial fundamental para a compreensão dos territórios inseridos nesta comunidade intermunicipal. Foi concebido por investigadores universitários e promovida pela Fundação Inatel, é da autoria do investigador João Pinho, com ilustrações originais de Victor Costa.
Fonte: interior do livro

Ilustrações de Victor Costa

Para acederes ao empréstimo em linha
clica na seguinte hiperligação:

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário