sábado, 29 de junho de 2019

"Todos fazemos tudo", um livro de Madalena Matoso

"Todos fazemos tudo"
Um livro de Madalena Matoso
Editado pela Planeta Tangerina em 2019

"Todos fazemos tudo” prescinde das palavras e funciona como um jogo. 
Há personagens – homens, mulheres, novos e velhos – e uma grande diversidade de atividades que estas personagens poderão viver. Na parte superior das páginas é revelada a sua identidade – se masculina, se feminina, se mais nova ou mais velha; na parte inferior revelam-se as ações – cozinhar, tratar de bebés, fazer jardinagem, conduzir tratores ou tocar guitarra. Não se representam apenas as chamadas “tarefas domésticas”, habitualmente lembradas quando o tema da igualdade é tratado, mas também atividades profissionais e momentos de lazer. Não se representam apenas homens e mulheres, mas pessoas de diferentes idades e origens, dando ao livro uma dimensão maior de Igualdade que não apenas a de género.


Aos leitores caberá fazer as diferentes combinações. Virando as páginas é possível trocar as personagens e/ou as atividades e observar como, pelo menos neste livro, não há preconceitos nem ideias feitas. Aqui todos fazemos tudo: avós de prancha de surf debaixo do braço, pais a estender a roupa, mães com jeito para o bricolage, tudo acontece com naturalidade.


Resultado de um concurso de criatividade lançado pelo município de Genebra, “Todos fazemos tudo” é um projeto original das Éditions Notari, criado com o objetivo de promover a igualdade entre homens e mulheres.




– Melhor Ilustração para Livro Infantil - Prémios Amadora BD (2012)
– Aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura
– Selecionado para Honour List of Wordless Books – Silent Books: from the world to Lampedusa and back – IBBY, Itália.

Fonte: www.planetatangerina.com


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário