quarta-feira, 10 de abril de 2019

"Não te afastes", um livro de David Machado


Não te Afastes:
A história de uma amizade bastante improvável
Texto de David Machado
Editado pela Caminho em 2018

"Após a morte do pai, Tomás acredita que, por sua causa, coisas más acontecem; e, para proteger a mãe e os amigos, decide deixar o lugar onde viveu toda a sua vida. 
Mas o país é apanhado por um furacão e, de um dia para o outro, o rapaz vê-se no meio de ruínas e inundações, perdido e desesperado. 
É, porém, no meio da tragédia que encontrará o mais inesperado dos amigos...

Não Te Afastes é uma história comovente e fascinante sobre o desgosto da perda e o poder curativo da amizade."
Fonte: contracapa do livro




"Autor de romances, contos, livros ilustrados para a infância, David Machado escreveu esta história a pensar no registo de uma banda desenhada, mas acabou por transformá-la num romance. (...)

"Interessou-me a situação de alguém estar sozinho, de enfrentar a destruição, de ultrapassar obstáculos. E pareceu muito interessante a ideia do rinoceronte e do furacão, do ponto de vista visual".

A ideia da BD acabou por ser abandonada, com David Machado a optar por desenvolver a história sem imagem, com a narrativa a ser contada por dois narradores, sendo um deles Tomás, o rapaz de 12 anos que decide sair de casa depois da morte do pai e que, nessa fuga solitária, é apanhado num furacão devastador.

É nessa viagem de desolação e destruição, entre inundações, casas arrasadas, sem qualquer comunicação com a mãe, que Tomás encontra uma cria de rinoceronte, desaparecida de um zoo, à qual inesperadamente se afeiçoa e que o ajuda a sobreviver e a regressar a casa.

"Não te afastes" tem como tema de fundo a questão da morte e da perda, mas David Machado quis abordar sobretudo a forma como uma criança reage em situações limite.

"É a ideia de que quando somos crianças sentimos tudo com mais intensidade, tudo está centrado em nós, e quando as coisas correm mal sentimo-nos culpados isso, de que tudo foi provocado por nós".

Ao longo da história, os capítulos vão alternando entre aquilo que Tomás pensa, à procura de respostas para a morte do pai, e tudo o que faz para sobreviver ao desastre natural. (...)

Em 2015 foi um dos autores distinguidos com o Prémio de Literatura da União Europeia."

Excerto do artigo
David Machado edita "Não te afastes", primeiro romance que escreveu para jovens

Livro disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário