quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

"A história dos bonobos com óculos", um livro de Adela Turín e Nella Bosnia

"A história dos bonobos com óculos"
Texto de Adela Turín e ilustrações de Nella Bosnia
Editado pela Kalandraka em 2013

Há mais de trinta anos, Adela Turín começou a publicar em Itália a coleção «Dalla parte delle bambine».  Pouco depois, Esther Tusquets editou-a em Espanha sob o título «A favor de las niñas». Rapidamente se tornou numa coleção de referência para a coeducação e a igualdade, tendo sido traduzida para várias línguas. 

Apesar do tempo que já decorreu, os livros que a integram começam finalmente a estar disponíveis em português, e são ainda tão atuais quanto necessários. Os bonobos e as bonobas tinham um estatuto muito desigual na floresta de paletúvios onde viviam todos juntos. Eles comiam o que elas recolhiam; eles viajam, aprendiam e modernizavam-se mas não permitiam que elas também evoluíssem e riam-se do seu aspeto. Fartas de semelhante trato, as bonobas decidiram tomar as rédeas do seu próprio destino e mudaram-se para outro bosque, onde demostraram a sua capacidade para sobreviver, criar e transformar o seu novo lar numa floresta "bonita e confortável, calma e perfumada, repleta de música e brinquedos"; exatamente o oposto do que quando viviam com os bonobos. 

Uma história fabulada que - como "Rosa Rebuçado" e "Artur e Clementina" - pretende realçar a importância do papel feminino na sociedade, erradicar os estereótipos sexistas e a discriminação, com o objetivo de contribuir para uma mudança de mentalidades e para a construção de um mundo melhor.
Fonte: Wook


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.


Obra disponível na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário