sexta-feira, 17 de agosto de 2018

"Sonho com Asas", um livro de Teresa Marques



«Não sabia o que queria mas, se pudesse, voar seria. 

Sentia por dentro uma inquietação de ave, 
vontade súbita e suave de longe, descolar do chão 
com destino sem mapa. Maneira de estar, sem estar, 
sempre de olhos e cabeça no ar, nas nuvens, na lua…» 

Fonte: interior do livro


Ilustrações de Fátima Afonso


"Sonho com asas" arrecadou a Menção Honrosa do VII PRÉMIO INTERNACIONAL COMPOSTELA PARA ÁLBUNS ILUSTRADOS em 2014. 


Este álbum de grande beleza estética é uma narração poética cuja protagonista, levada pelo seu “sonho com asas”, inicia uma viagem até onde só o desejo e a vontade a podem levar. Esta leitura metafórica incita-nos a concretizar os nossos próprios sonhos, pois, caso não o façamos, corremos o risco de viver para sempre na insatisfação. 

Ao mesmo tempo, ao estimular-nos para alcançarmos as expetativas desejadas, ultrapassando desejos convertidos em miragens e quebrando amarras, leva-nos ainda mais longe: à busca para tentar alcançar a autenticidade, a essência; caso contrário, “Sem asas, futuro sonhado pode ficar escondido, adiado no escorrer do tempo: um dia! um dia!” 

O voo, que é um dos reptos mais antigos na história da humanidade, conhece neste álbum uma versão moderna, lírica e sugestiva daquele ideal mítico. Não em sentido literal, mas abstrato e espiritual, através da imaginação e da fantasia. 

As ilustrações de Fátima Afonso contribuem para criar essa atmosfera etérea, de leveza e fantasia, com imagens plenas de simbolismo: aves, aviões de papel, nuvens, penas, balões, cadeiras de baloiço. O detalhe dos traços, as figuras estilizadas e a suavidade cromática envolvem com delicadeza as palavras de Teresa Marques e a sua mensagem aberta à reflexão. 

Fonte: www.kalandraka.com
Ilustrações de Fátima Afonso

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ano de escolaridade

Obra disponível na Rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário