quinta-feira, 23 de agosto de 2018

"A história de Ferdinando", um livro de Munro Leaf

"A história de Ferdinando"
Texto de Munro Leaf e ilustrações de Robert Lawson
Editado pela Kalandraka em 2016

Começa assim:

"Era uma vez, em Espanha…

…um pequeno touro 
que se chamava Ferdinando.

Todos os touros da mesma idade 
gostavam de correr e saltar 
e dar marradas uns aos outros.




Todos, menos Ferdinando.

Do que ele gostava 
era de estar sossegado, 
a cheirar as flores.

Tinha um sítio favorito no prado, 
debaixo de um sobreiro.

Era a sua árvore preferida.
Durante o dia, sentava-se à sombra 
e aspirava o perfume das flores."
Fonte: interior do livro


Ilustrações de Robert Lawson

A história de Ferdinando” é uma alegoria pacifista e antibélica muito apreciada em inúmeros países e da qual já se fizeram mais de 60 traduções. Recomendado na Rússia e na Índia, era o livro preferido de Gandhi. Na Alemanha nazi, Hitler ordenou que fosse queimado e foi proibido em Espanha por ser considerado como uma crítica contra a Guerra Civil. 

A KALANDRAKA recupera a primeira versão a preto e branco deste clássico, ainda tão atual, mas que já data de 1936. A narrativa descreve um Ferdinando muito sensível que, frente à bravura dos outros touros, prefere a tranquilidade de um prado e o aroma das flores. 

O lirismo da prosa, a linguagem próxima da infância e um subtil humor são algumas das qualidades deste texto com que Munro Leaf questiona as touradas e rejeita a violência, para além de apoiar a liberdade individual e o respeito pela diferença. 
As ilustrações detalhadas de Robert Lawson mostram Ferdinando no seu habitat natural, onde as amplas panorâmicas alternam com os grandes planos. Em 1938, a Disney fez uma adaptação que ganhou um óscar para a melhor curta-metragem de animação.


Autor: Munro Leaf (Maryland, 1905 - 1976)

Estudou nas universidades de Maryland e de Harvard, onde se especializou em Literatura Inglesa. Foi professor e editor. Das quase 40 obras que escreveu ao longo de quatro décadas de trajetória como autor, “A história de Ferdinando” é a mais conhecida. Esta não foi porém a sua única colaboração com Robert Lawson; o segundo livro que fizeram juntos, “Wee Gillis”, recebeu a Medalha Caldecott em 1939.


Ilustrador: Robert Lawson (Nova Iorque, 1892 - Connecticut, 1957)


Estudou na Escola de Belas-Artes de Nova Iorque e a sua carreira começou em 1914 com a publicação de um poema contra a invasão da Bélgica na revista “Harper’s Weekly”. Depois de prestar Serviço militar no Exército dos EUA durante a I Guerra Mundial, retomou a sua faceta artística e em 1922 ilustrou o seu primeiro livro infantil.
A sua trajetória conta com cerca de 70 publicações, algumas delas adaptadas ao cinema de animação. Foi galardoado com as Medalhas Caldecott (1941) e Newbery (1945), e com o Lewis Carrol Shelf Award (1961). O seu legado documental e artístico encontra-se na Universidade do Minnesota e na Biblioteca Pública de Filadélfia. 

Fonte: www.kalandraka.com


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário