quinta-feira, 29 de março de 2018

Orfeu e Eurídice de Christoph Willibald Gluck, adaptado por Pedro Azara

Orfeu e Eurídice
Autoria de Christoph Willibald Gluck,
Adaptado por Pedro Azara e ilustrado por Pep Montserrat
Editado pela Kalandraka em 2007

"Cupido, filho de Vénus, a deusa do amor, vinha anunciar-lhe que os deuses, emocionados, iam permitir-lhe reencontrar-se com Eurídice na casa dos mortos. Além disso, se os acordes da sua lira conseguissem apagar a fúria dos demónios, poderia devolver Eurídice à luz... 

A história de amor entre o músico, poeta e filósofo Orfeu e a ninfa Eurídice é uma das mais comoventes da mitologia grega
Desde a antiguidade clássica, a descida do herói aos infernos para resgatar a sua amada serviu de inspiração a contadores de histórias e artistas de todo o mundo e de todas as épocas.

O compositor Christoph Willibald Gluck (Alemanha, 1714) fez uma versão desta ópera que já tinha sido interpretada em 1600 por Jacopo Peri e nove anos depois por Claudio Monteverdi. Com ela, Gluck -que escreveu as suas mais importantes óperas em Paris e Viena- reformou a cena internacional ao ponto de estabelecer um novo equilíbrio entre a música e o drama, ao ter incorporado a tragédia grega a este género musical. 

Orfeu e Eurídice”, com libreto de Raniero de Calzabigi, estreou-se em 1762. A partir do mito e da música de Gluck, Pep Montserrat elabora umas ilustrações que se destacam pelo uso da collage e pelo predomínio das cores vermelha e negra, sob a forma de jogo simbólico entre a paixão e a morte, o Eros e o Thanatos. Por sua vez, Pedro Azara consegue fazer passar as emoções que impregnam o libreto de Calzabigi para as necessidades dos leitores mais pequenos, sem perder a elegância do texto original.

Este título suma-se à colecção de ópera em português para crianças impulsionada pela KALANDRAKA, depois de “Aída”, “A Flauta Mágica” e “O Barbeiro de Sevilha”. Tal como os títulos anteriores, contém uma adaptação do libreto, ilustrações de algumas passagens, indicações ao longo do relato que se correspondem com as respectivas pistas no CD de audição e uma breve biografia do compositor.

Fonte: Fnac



Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário