sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

"O livro dos Porquinhos" de Anthony Browne

O Livro dos Porquinhos
Texto e ilustrações de Anthony Browne
Editado pela Kalandraka em 2006


Começa assim:

“O Sr. Porcino vivia com os seus dois filhos, Miguel e Pedro, numa boa casa com um belo jardim, e com um bom carro numa boa garagem. Dentro da casa estava a sua mulher.

— Despacha-te com o pequeno-almoço, querida! — gritava o Sr. Porcino todas as manhãs antes de sair para o seu importantíssimo trabalho.

— Despacha-te com o pequeno-almoço, mãe! — gritavam Miguel e Pedro antes de saírem para a sua importantíssima escola… “
Fonte: interior do livro



... E assim acontecia, dia após dia, até que a senhora Porcino se fartou de ser tratada como uma empregada e decidiu partir de casa, deixando um bilhete de despedida verdadeiramente arrasador: “Vocês são uns porcos”.



Então, o Papá Porcino e os seus filhos tiveram que encarregar-se de todas as tarefas domésticas com que até aí nem sequer se preocupavam: limpar, cozinhar, fazer as camas, passar a ferro…


O livro dos Porquinhos” é um álbum altamente recomendável para iniciar os leitores numa educação baseada na igualdade, na colaboração e no conceito de família. O autor utiliza uma simples e efetiva metáfora visual para explicar o seu objetivo: a partir do momento em que a limpeza e a ordem do lar se vão perdendo, os protagonistas são representados não como pessoas, mas como porcinos. A figura do porco permite refletir sobre os diferentes significados – literais ou figurados – desta palavra tão simbólica: ser porco ou comportar-se como tal.
Fonte: www.kalandraka.com


Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania 
na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil.
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário