sexta-feira, 15 de setembro de 2017

"Os Pais não sabem mas eu explico" de Maria João Lopes

"Os pais não sabem mas eu explico"
Texto de Maria joão Lopes e ilustrações de Teresa Cortez.
Editado pela Máquina de Voar em 2016

"Porque é que as estrelas não caem do céu? 
Porque é que não podemos estar todos os dias contentes? 
Porque é que o meu coração dispara quando vejo a Maria? 
Tinha muitas interrogações na minha cabeça e, por isso, pedi ajuda ao pai e à mãe, mas não fiquei satisfeito com as explicações que me deram. Decidi, então, que teria de investigar sozinho se quisesse perceber o mundo. Mas o meu método é muito difícil. Eu não sou como a professora que só faz questões no teste para as quais já sabe a solução. 
Eu só faço perguntas quando não sei as respostas."
Fonte: contracapa do livro




"Neste livro, o protagonista é um desses miúdos, sempre com um ponto de interrogação à espreita. Não entende o céu (afinal, como é que as estrelas se seguram lá em cima?) nem o coração (com os seus disparos frente à Maria). A ajuda que pede aos pais para esclarecer estas e outras dúvidas não o satisfazem. Decide então investigar por si só. "Não foi fácil, mas, ao fim de algum tempo, consegui perceber muitas coisas que não percebia."

Uma das investigações decorreu da comparação entre o pequeno e o avô: "A cara com rugas, as costas curvadas, as mãos com pintas, a careca aonde me apetece fazer desenhos com marcadores e lápis de cera. A minha cara não tem rugas, não tenho as costas curvadas e até gostava de ter pintas nas mãos e desenhos na careca, mas não tenho." Depois de perguntar aos pais a razão destas diferenças, estes "apenas" explicaram que o avô era mais velho do que ele. Mas o rapaz chegaria a uma conclusão muito mais satisfatória, que lhe ocorreu enquanto o desenhava: 
"– O avô tem um relógio no pulso, e eu não. O tempo passa por ele, e por mim não."


Um livro poético na escrita e na ilustração em que as duas linguagens denunciam, a seu tempo, quer a confusão das dúvidas quer a clareza possível das conclusões. Com talento. A ilustradora usa várias técnicas e escalas para representar o rapaz e os contextos, impelindo-nos a virar a página com vontade de descobrir a solução gráfica que escolheu para as questões que vão sendo formuladas pelo protagonista."

Por Rita Pimenta em http://lazer.publico.pt

Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário