quinta-feira, 21 de setembro de 2017

"O feiticeiro de Oz", texto de L. Frank Baum e ilustrações de Lisbeth Zwerger

"O feiticeiro de Oz"
Texto de L. Frank Baum e ilustrações de Lisbeth Zwerger
Editado pela Ambar em 2002

INTRODUÇÃO

O folclore, as lendas, os mitos e os contos de fadas acompanharam a infância através dos tempos, porque todas as crianças saudáveis adoram histórias fantásticas, maravilhosas e manifestamente irreais. As fadas aladas dos irmãos Grimm e de Andersen deram mais alegria aos corações das crianças do que todas as outras criações humanas.

Contudo, os contos de fadas, úteis durante tantas gerações, são já "clássicos" numa biblioteca infantil; chegou a hora de uma série de novos "contos maravilhosos" nos quais o génio estereotipado, o anão e as fadas são eliminados, juntamente com todos os horríveis e arrepiantes episódios, inventados pelos autores para salientar uma moralidade assustadora para cada conto.


A educação moderna inclui a moralidade; por isso, a criança moderna só procura entretenimento e dispensa alegremente todos os episódios desagradáveis.

Tendo isto em mente, a história " O Feiticeiro de Oz" foi escrita com o único propósito de dar prazer à criança de hoje. Tem aspirações a ser um conto de fadas moderno, em que o maravilhoso permanece e o sofrimento e os pesadelos são deixados de fora.

L. FRANK BAUM
Chicago, Abril, 1900

Fonte: interior do livro



Quando Frank L. Baum escreveu O Feiticeiro de OZ, o seu objectivo era criar uma fantasia moderna que oferecesse o mesmo deslumbramento e alegria que as histórias tradicionais e os contos de fadas ofereceram ao longo dos tempos. Através do livro e do filme, a viagem de Dorothy pela estrada dos ladrilhos amarelos até à Cidade das Esmeraldas entrou no nosso folclore e trouxe alegria a muitas gerações de crianças.
Esta edição, belamente ilustrada, permite um olhar completamente novo a esta história tão amada.



"As ilustrações de Lisbeth Zwerger darão à nova geração de leitores uma percepção completamente diferente do Feiticeiro Maravilhoso e mesmo nós, que crescemos com Judy Garland, aceitaremos esta versão como definitiva."

Suplemento Educativo do Times
Fonte: contracapa do livro


Obra disponível na rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário